Jogos Olímpicos: triatlo masculino é adiado por falta de qualidade da água do Rio Sena
Provas da modalidade devem acontecer nesta quarta-feira
A organização dos Jogos Olímpicos de Paris e a World Triathlon, a federação mundial de triatlo, anunciaram na madrugada desta terça-feira, 30, o adiamento da prova masculina da modalidade por causa da qualidade da água do Rio Sena.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Inicialmente marcada para hoje, a disputa foi remarcada para esta quarta-feira, 31, às 5h45 (horário de Brasília). A prova feminina segue prevista para esta quarta-feira, às 3h (horário de Brasília).
Testes seguirão sendo realizados para avaliar as condições da água, com possibilidades de novas remarcações até dia 2 de agosto. Além do triatlo, a maratona aquática deve ser realizada no Rio Sena. A brasileira Ana Marcela Cunha é a atual campeã da prova.
“Após uma reunião sobre a qualidade da água, foi tomada a decisão de adiar o evento de triatlo masculino. O triatlo feminino deve acontecer no mesmo dia. Ambos os triatlos estão sujeitos aos testes de água em conformidade com os limites estabelecidos pela World Athletics para natação”, informou parte do comunicado.
Manoel Messias e Miguel Hidalg são os representantes do Brasil no triatlo masculino. Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes defendem o País na categoria feminina.
Qualidade da água do Rio Sena
A natação no Sena foi proibida há mais de um século, em grande parte devido à má qualidade da água. Os organizadores investiram 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares) para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos. A ministra francesa do Esporte e a prefeita de Paris chegaram a nadar no rio para comemorar as condições de nado antes da Olimpíada.
Testes diários de qualidade da água no início de junho indicaram níveis inseguros da bactéria E. coli, seguidos por melhorias recentes. Algumas das medidas implementadas para tentar melhorar a qualidade da água incluem a construção de uma bacia gigante para captar o excesso de água da chuva e evitar, a renovação da infraestrutura de esgoto e a modernização das estações de tratamento de água.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadou no rio menos de duas semanas antes do início dos Jogos e cumpriu uma promessa para mostrar que a água estava limpa o suficiente para receber os atletas.
* Com informações de Estadão Conteúdo