Carolina Santiago vai à final dos 100m da S12 com melhor tempo nos Jogos Paralímpicos de Paris
A nadadora vai lutar por mais um ouro nos 100m livre da classe S12 e terá a companhia de Lucilene Sousa
Carolina Santiago foi o maior destaque dentre os brasileiros que caíram na piscina da Arena La Defense, nos Jogos Paralímpicos de Paris, nesta quarta-feira, 4, sétimo dia de natação. A nadadora vai lutar por mais um ouro nos 100m livre da classe S12 e terá a companhia de Lucilene Sousa. Ademais, outras três atletas nacionais conquistaram vaga em finais.
Inicialmente, nos 100m livre da classe S12, Lucilene Sousa fez o segundo tempo em sua bateria, com 1min03s14 e avançou à final. A brasileira ficou com o sexto tempo entre as finalistas. Além disso, teve Carolina Santiago liderando a segunda bateria, com 1min00s50 e com melhor tempo geral para a final da tarde.
"Nosso programa de provas foi muito bem pensado e planejado, treinamos muito. Foram três anos de treinamento intenso para chegar aqui e fazermos isso. Está tudo dentro daquilo que estávamos esperando, a ideia era chegar o mais preparada possível para competir nos dez dias com a mesma potência. Essa é uma das minhas provas principais, vamos voltar para fazer o melhor e ainda tem o revezamento", ressaltou Carolina.
Mais provas com brasileiros
Em seguida, teve a prova dos 200m medley da classe SM14 com dois brasileiros na piscina. Na primeira bateria, Gabriel Bandeira fez o quinto tempo, com 2min19s48 e ficou com o 11º lugar, fora da final. Similarmente, João Pedro Brutus fechou com 2min15s85 na sexta colocação da segunda bateria. Assim, o brasileiro estreante ficou com o 9º lugar e reserva de final.
Na mesma prova da versão feminina, teve Ana Karolina Soares como representante nacional. Com 2min42s07, foi a sétima colocada na bateira e 13º tempo geral, sem avançar à decisão.
Depois, foi a vez de Bruno Becker nos 50m peito da classe unificada SB2, porém o brasileiro foi o único SB1 a competir. Fez o tempo de 1min51s10 com o quinto tempo na bateria e décimo geral, contudo sem final.
Logo após, duas brasileiras competiram na primeira bateria dos 50m peito da SB3, Patrícia Pereira e Lídia Vieira. Dessa forma, com 58s82 e 1min03s36, respectivamente, as nadadoras foram primeira e terceira de sua sessão. Ambas classificaram com a segunda e a quinta melhores marcas. Na prova, a italiana Monica Boggioni estabeleceu novo recorde paralímpico com 53s70.
Nos 50m livre da classe unificada S7, Daniel Mendes, que é da S6, fez o tempo de 30s05 com o sexto lugar na bateria. Portanto, ficou com o décimo tempo geral e não avançou entre os oito melhores.
Por fim, Mariana Gesteira foi a última brasileira a competir na sessão da manhã da natação paralímpica, na prova dos 100m livre da classe S9. Desse modo, completou com 1min04s62, com a segunda colocação na bateria e a quinta melhor marca geral. Estará na final com a australiana Alexa Leary, que estabeleceu novo recorde mundial, com 59s60.