Colombiano chama atenção com estilo ‘vampiro’ em Paris: ‘O esporte paralímpico tem que ser um espetáculo’
Mauricio Valencia acumula medalhas nos Jogos Paralímpicos
Mauricio Valencia ganhou destaque além da medalha de prata conquistada na categoria F34 do lançamento de dardo nos Jogos Paralímpicos de Paris. Com um sorriso diferente do habitual, o colombiano chamou a atenção com o estilo de “vampiro”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A comparação não é por acaso. O atleta de 36 anos passou por um procedimento para modificar os dentes caninos, os deixando afiados e com a aparência de presas, assim como os vampiros do imaginário popular.
Embora cause estranhamento para alguns, uma coisa é certa: o sorriso já virou uma marca de Valencia. Para ele, o estilo representa uma mudança de estereótipos e parte do espetáculo paralímpico.
“Não queria ter o mesmo sorriso que o resto do mundo. Sempre disse que o esporte paralímpico tem que ser um espetáculo. Isso significa estar fora do estereótipo de ficar sentado em uma cadeira de rodas. É uma questão de atitude, que tenho tanto na vida como enquanto compito”, disse ao Olympics.
A mudança estética veio pouco depois da consagração no esporte, com a conquista do ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Durante o ciclo para Tóquio-2020, ele teve a ideia e passou pelo procedimento.
Vida de Mauricio Valencia
O atleta colombiano nasceu com um tipo de paralisia cerebral chamada de diplegia espástica. A condição faz com que as pernas não recebam oxigênio suficiente, e afeta as extremidades inferiores do corpo.
Por medo de o filho ter dificuldade para encontrar trabalho devido à condição, os pais desde cedo incentivaram Valencia a seguir o caminho dos estudos. No entanto, ele sempre foi apaixonado pelo esporte.
Em 2010, aos 23 anos, o hoje multimedalhista ingressou no paratletismo depois que o técnico Freiman Arias o viu levantando pesos. A escolha deu certo e hoje o colombiano acumula pódios.
Com sua estreia paralímpica em Londres-2012, Valencia soma quatro medalhas olímpicas, sendo um bronze e um ouro na Rio-2016, e as duas pratas conquistadas em Tóquio-2020 e Paris-2024.