Jogos Paralímpicos: conheça a primeira grávida a subir ao pódio do evento
Jodie Grinham conquistou as medalhas de bronze e ouro em Paris
Jodie Grinham, de 31 anos, fez história em Paris e se tornou a primeira atleta grávida a subir ao pódio nos Jogos Paralímpicos. O feito inédito veio em dose dupla: a arqueira conquistou o bronze no individual feminino e o ouro nas duplas mistas, ao lado de Nathan MacQueen.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Essas, porém, não foram as primeiras medalhas paralímpicas da vida da britânica. Nos Jogos da Rio-2016, a atleta levou a prata de equipes mistas para a casa. Na ocasião, ela também disputou o individual, mas caiu nas quartas de final.
O diferencial desta vez, além da conquista do ouro, é que Grinham está grávida de sete meses. Com o marido, Christopher, ela já tem o filho Christian, de 2 anos. A gestação virou até motivo de brincadeira entre os integrantes do time da atleta: “Minha equipe brincou algumas vezes que minha bolsa poderia estourar no pódio”, contou ao The Athletic.
Natural do País de Gales, a arqueira nasceu com braquisindactilia. A condição faz com que ela tenha o braço esquerdo encurtado, o ombro esquerdo pouco desenvolvido e a mão esquerda sem dedos além do polegar.
Quando ingressou no esporte, em 2008, Grinham contou com a ajuda do pai para desenvolver uma técnica para que conseguisse segurar o arco. Mas, antes de voltar toda sua dedicação ao esporte, a britânica cursou a faculdade de direito.
Fora do esporte, a arqueira também tem alguns gostos curiosos. No tempo livre, ela gosta de caminhar e montar cubos mágicos.