Luiz Maurício bate recorde sul-americano e é finalista olímpico de lançamento de dardo
O brasileiro chega à final após cravar, na terceira tentativa, um lançamento de 85.91m e garantir a quarta colocação do grupo B
Na disputa classificatória de lançamento de dardo, nesta terça-feira (4), no Stade de France, o Brasil garantiu vaga na final masculina das Olimpíadas de Paris 2024. Luiz Maurício da Silva cravou um lançamento de 85.91m, bateu o recorde sul-americano e se classificou como o quarto colocado do grupo B.
A classificação brasileira foi definida após três lançamentos. Ao obter a marca de 85.91m, Luiz Maurício bateu o recorde regional, que pertencia a ele, de 85.57m. A melhor marca sul-americana foi registrada pelo brasileiro nesta temporada, no Troféu Brasil de Atletismo. O resultado garantiu ao atleta o sexto melhor lançamento da classificatória e o lugar entre os 12 finalistas olímpicos da modalidade.
"Eu gostei muito da qualificação. Tive alguns erros no começo, fui ajustando durante a competição. Então, agora, é chegar na final e ir para cima", disse o atleta em entrevista à Globo.
Pelo grupo A, Pedro Henrique Rodrigues também representou o Brasil na prova de lançamento. Registrando 79.46m na segunda tentativa, Rodrigues ficou na 10ª colocação de sua série e 19º lugar no ranking geral. Com o resultado, ele não avançou à final dos dardos.
Além de bater o recorde sul-americano, Luiz Maurício entrou para a história do atletismo brasileiro como o primeiro finalista olímpico de lançamento de dardo masculino. A última vez que o Brasil disputou a modalidade foi no Rio 2016, com Júlio Cesár Oliveira, finalizando a etapa classificatória na 16ª posição. No retrospecto, a melhor marca brasileira em disputas olímpicas de lançamento de dardo foi em Los Angeles 1932, quando Heitor Medina terminou na 11ª colocação.
Em busca da medalha, Luiz Maurício volta ao gramado do Stade de France na quinta-feira (8). A final do lançamento de dardo masculino está prevista para acontecer a partir das 15h25 (horário de Brasília).