Lutadora perde medalha garantida na Olimpíada por extrapolar 100 gramas em pesagem; entenda
Equipe tentou até cortar o cabelo da indiana, mas ela foi desclassificada em sua ida para a final de luta livre
Em pesagem para seguir rumo à final de luta livre na Olimpíada de Paris, a indiana Vinesh Phogat foi desclassificada por extrapolar 100 gramas do limite do peso da categoria feminina de 50 kg. Com a desclassificação, que ocorreu nesta quarta-feira, 7, ela ficou sem nenhuma medalha.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
“Cortamos o cabelo dela, encurtamos as roupas”, disse o nutricionista da boxeadora, Dinshaw Pardiwala, em entrevista ao India Today. O profissional contou que a atleta não dormiu, não comeu e fez atividades durante toda a noite. Mas nada foi suficiente.
Segundo a organização dos Jogos Olímpicos, cada categoria de peso da luta livre é organizada em dois dias de competição. No primeiro dia, os atletas são pesados durante a manhã. Já no segundo dia, quem se classificou para finais e repescagens é pesado novamente. Foi nessa que a indiana acabou ficando de fora – pois, nas regras da modalidade, se um lutador não passa na pesagem em qualquer dia, ele é eliminado do evento.
“É com pesar que o contingente indiano compartilha a notícia da desqualificação de Vinesh Phogat da categoria feminina de luta livre de 50 kg”, disse a Associação Olímpica Indiana (IOA) em um comunicado.
“Apesar dos melhores esforços da equipe durante a noite, ela pesou alguns gramas acima de 50 kg esta manhã. Nenhum outro comentário será feito pelo contingente neste momento. A equipe indiana solicita que vocês respeitem a privacidade de Vinesh”, complementou a associação.
Ela lutaria contra Sarah Hildebrandt, dos Estados Unidos, na final. Com a desclassificação, a estadunidense enfrentou a cubana Yusneylis Guzman e venceu.