PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Marca é criticada por campanha com atletas olímpicas vestindo apenas lingerie

Bluebella lançou a campanha “Strong is beautiful” ("forte é bonito", em português), mas encarou repercussão negativa nas redes sociais

4 jul 2024 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

A marca de lingeries Bluebella resolveu lançar uma campanha ousada com atletas olímpicas de rugby sevens vestindo apenas peças íntimas, mas a ação de marketing saiu pela culatra e foi invadida por comentários negativos, incluindo críticas de personalidades esportivas, como a ex-tenista tcheca Martina Navratilova e a ex-nadadora britânica Sharron Davies.

Atletas de rugby sevens aparecem apenas de lingerie em campanha publicitária
Atletas de rugby sevens aparecem apenas de lingerie em campanha publicitária
Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto Navratilove taxou o ensaio como “regressivo”, Davies disparou que a campanha é vergonhosa. “Que merd**, isso é uma campanha totalmente vergonhosa, de quem foi o cérebro morto que teve essa ideia? Ah, sim, vamos colocar atletas mulheres em lingeries pornôs. Extremamente regressivo, estereótipos novamente”, disparou a ex-nadadora.

Entenda

O mote da ação foi o conceito “Strong is beautiful” ("forte é bonito", em tradução literal) e, segundo a marca, tinha como intuito desmitificar a idéia de que a força e a feminilidade não caminham juntas. A campanha já existe há oito anos e contou com diversas atletas, como a atiradora esportiva Amber Hill, a atleta paralímpica de salto em distância Stef Reid, a velejadora Bryony Shaw, as dupla Kate Shortman e Izzy Thorpe do nado sincronizado, e as jogadoras de futebol Fara Williams e Reanna Blades.

Quem estrela a versão 2024 são três jogadoras de rugby sevens da Grã-Bretanha: Ellie Boatman, Jasmine Joyce e Celia Quansah. Elas aparecem com várias peças de lingeries em um campo enquanto encenam praticar a modalidade.

Justificativa

A Bluebella se valeu de uma pesquisa de 2022 para fortalecer sua campanha. Segundo o estudo, garotas têm três vezes mais chances que meninos de abandonarem os esportes, tendo a autoconfiança e as preocupações com o corpo como questões-chave.

O que dizem as atletas

As jogadoras protagonistas da ação declararam à revista Women's Health o que a campanha significa para elas. “É algo que eu tive que batalhar e agora treinar para ser forte, em forma e saudável, é uma prioridade para mim. Condicionamento físico deve ser algo que você faz para se cuidar, não algum tipo de punição. Essa campanha é para mostrar às garotas que esporte e forma física podem ajudá-las realmente a se empoderarem. E que podem ser musculosas e fortes assim fomo femininas”, disse Ellie Boatman.

“Nem sempre me senti confortável em lingerie, mas depois de fazer esse ensaio, realmente me senti mais à vontade para abraçar meu corpo e me sentir empoderada”, relatou Jasmine Joyce.

“Acho que é muito empoderador quando uso roupas femininas, como esse ensaio de lingerie. Assim posso provar que você pode ser feminina e jogar rugby. Quebrar esse estereótipo é muito importante”, finalizou Celia Quansah.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade