Medalhista olímpica, Poliana Okimoto fala sobre importância do acompanhamento hormonal das atletas
Ex-maratonista aquática foi uma das convidadas do 'Paris é Delas', do Terra
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Poliana Okimoto participou da estreia do programa Paris é Delas, do Terra, na tarde desta segunda-feira, 22. Atual vice-presidente da Comissão de Atletas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a ex-maratonista aquática apontou a importância do acompanhamento do ciclo menstrual da mulher no esporte de alto nível.
Paris É Delas é o programa oficial do Terra com os principais acontecimentos dos Jogos de Paris, oferecido por Vale. Assista aqui no Terra.
“Tem a questão da mulher. A mulher tem os hormônios que sobem e descem. E se não está no dia bom para competir? Tem isso também. A mulher precisa ser muito estudada e acompanhada”, contou a nadadora multicampeã.
Para evitar imprevistos, Okimoto destacou que a delegação brasileira conta com uma médica ginecologista que faz o acompanhamento das atletas. A medida tem o objetivo de manter o rendimento nos momentos decisivos.
“Todas as meninas do Time Brasil são acompanhadas pela ginecologia do esporte. Tem até minha médica, que trouxe meu filho ao mundo e me acompanhou durante muitos anos da minha carreira. Ela faz todo esse acompanhamento para, no momento do ‘vamos ver’, no momento que precisa, estar 100%, o hormônio também estar 100%”, completou a ex-nadadora.
Atualmente, o Time Brasil tem a médica Tathiana Parmigiano no acompanhamento das seleções de Judô, Futebol, Ginástica Artística, Handebol, Atletismo de Velocidade, Vela, Nado Sincronizado, Polo Aquático, Natação, Maratona Aquática, Vôlei, Luta Olímpica e Triathlon.