Mijaín López conquista quinto ouro seguido na luta greco-romana e faz história
Atleta alcançou feito inédito nos Jogos Olímpicos
O cubano Mijain López, de 41 anos, alcançou um feito inédito nesta terça-feira (6) nos Jogos de Paris: a quinta Olimpíada consecutiva com uma medalha de ouro num esporte individual, a luta greco-romana. Ele venceu na final o cubano naturalizado chileno Yasmani Acosta por 6 a 0 na categoria peso-pesado (até 130kg).
Esta foi a última luta da carreira de Mijaín López, que anunciou que "sairia de cena" depois das Olimpíadas de Paris. Com mais esse ouro, Mijaín López superou as marcas dos norte-americanos Michael Phelps e Carl Lewis, que conquistaram medalhas de ouro em quatro Olimpíadas seguidas.
O cubano estreou em Olimpíadas em Atenas 2004, quando ficou em quinto lugar. De lá para cá, conquistou medalhas de ouro em Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e agora em Paris 2024. Mijain López superou também o russo Aleksandr Karelin, tricampeão olímpico da modalidade.
Mijain não lutava havia três anos, desde a final nas Olimpíadas de Tóquio, que foram disputadas em 2021 por causa da pandemia de Covid. Na modalidade, a vaga olímpica é conquistada pelo país, e não pelo lutador.