Ministério ‘exclui’ Rebeca Andrade do pódio em post, gera revolta e volta atrás: ‘Sinceras desculpas’
Ministério das Comunicações apagou a publicação em que a atleta era trocada por um computador e refez, mais uma vez, a foto
O Ministério das Comunicações gerou revolta em internautas ao publicar uma montagem feita a partir da foto histórica do ouro de Rebeca Andrade na ginástica artística. O problema foi que, na versão da pasta, a brasileira no topo do pódio foi substituída por um desenho de um computador fazendo propaganda para um projeto do governo.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Na publicação, que foi excluída após a repercussão negativa, o ministério aproveitou o momento de celebração pela medalhista olímpica para ressaltar feitos na era digital. O texto original da postagem dizia:
“Rebeca Andrade brilhou em Paris e nos inspirou com sua vitória. Em sintonia com seu espírito de superação, também celebramos conquistas no campo da inclusão digital: 5,6 mil computadores doados e 600 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) estabelecidos. Estamos subindo ao pódio da inclusão, conquistando medalhas de ouro em acesso e oportunidade. Cada passo dado é um avanço em direção a um futuro onde todos podem brilhar no mundo digital”.
Após terem sido acusados de ‘apagar uma mulher negra do pódio’ e deletarem a publicação, resolveram refazer a montagem – dessa vez, sem tirar o protagonismo de Rebeca da imagem e pedindo desculpas pela postagem anterior.
Mesmo assim, os internautas não perdoaram. Um dos comentários mais curtidos frisa: “O print será eterno. Vcs falharam”.
Acompanhe como ficou o reposicionamento da pasta:
A publicação nas redes sociais deu tanto o que falar que o Ministério das Comunicações soltou uma nota à imprensa, nesta terça-feira, 6, se retratando pelo ocorrido. Confira a nota na íntegra:
O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade.
O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração.
Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história.”