Mr Olympia Brasil começa com pesagens em São Paulo
Competições serão neste final de semana, no Pro Magno
Nesta sexta-feira (27), a cidade de São Paulo recebeu o primeiro dia da Mr Olympia Brasil Expo, no Centro de Convenções Pro Magno. A competição de fisiculturismo começou com as tradicionais pesagens, mas também contou com exposições. Essa é a terceira edição do evento, que vai até o próximo domingo (29), com as provas em si.
São cerca de 700 atletas, incluindo homens, mulheres e PCD. Embora a competição tenha caráter amador, são pouco mais de 50 profissionais inscritos. Estes buscam vaga no Mr Olympia EUA do ano que vem, uma vez que o de 2023 já será na semana que vem.
Já os amadores buscam, além do dinheiro, o Pro Card. Este é uma espécie de passaporte para as competições internacionais, que valem ponto para o próprio Mr Olympia. São sete categorias: Men's Physique, Wellness, Woman's Phisique, Biquini, Bodybuilding, Classic Phisyque e Figure.
Os vencedores, além de dinheiro, também recebem o Pro Card, que lhes permite disputar as competições profissionais, inlcuindo o Mr Olympia americano. Como são sete categorias e os três primeiros recebem o prêmio, serão entregues 21 Pro Cards. Os ganhadores são aqueles que somarem mais pontos na avaliação dos sete árbitros.Eles vão avaliar critérios como proporção, simetria e definição.
Além da feira e das pesagens, a sexta-feira também contou com presença de nomes ilustres do fisiculturismo como Fernando Sardinha. Aos 53 anos, ele exibe uma forma de garoto, inspira milhares de competidores e avisa:
"O reconhecimento é ainda melhor do que o dinheiro, embora o dinheiro seja realmente importante. A falta de reconhecimento é o maior problema que enfrentei até hoje. Sempre tive adorações por super heróis musculosos e de bom coração", comentou.