Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Olimpíada 2024: ginástica rítmica homenageia Pelé, Rebeca Andrade e Gisele Bündchen

Equipe brasileira disputou a fase classificatória, mas não foi à final dos Jogos Olímpicos de Paris

9 ago 2024 - 08h23
(atualizado às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Ginástica rítmica
Ginástica rítmica
Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Após Bárbara Domingos garantir a vaga na final individual da ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil foi representado também nas classificatórias por equipes. As apresentações se dividiram em duas partes, uma com os 5 arcos e outra chamada por série de conjunto misto (bolas + fitas). A coreografia desta última foi criada como uma homenagem ao País e ícones como a Pelé, Rebeca Andrade e Gisele Bündchen.

A apresentação estreou na Copa do Mundo da modalidade, disputada em Atenas, em março deste ano. O conjunto misto tem como trilha sonora a clássica "Aquarela do Brasil", de Toquinho, junto de "Amarelo, Azul e Branco", de Anavitória e Rita Lee, além de "Bruninho Team Song", música feita por Bruno Mars após passagem pelo País e "Samba do Brasil", do grupo de eurodance alemão Bellini, originalmente de 1997, mas relançada em 2014, em homenagem à Copa do Mundo 2014 e à Olimpíada do Rio-2016.

"A gente tem uma identidade brasileira muito forte, sobretudo na parte artística, elemento que vem sendo mais valorizado no código de pontuação da Federação Internacional. Adicionamos também mais dificuldades com o objetivo de fazer a diferença na nota final. Mas a grande novidade é que trouxemos um mix de músicas brasileiras. Nossa ideia é mostrar a brasilidade, toda a ginga, toda a alegria do povo brasileiro nessa nova coreografia", explicou a técnica da seleção, Camila Ferezin, na época. A equipe é composta pelas ginastas Maria Eduarda Arakaki, Victória Borges, Déborah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pircio.

Seleção brasileira de ginástica rítmica apresenta nova coreografia com tema 'brasilidades', com homenagens à Rebeca Andrade, Gisele Bündchen, Pelé... e até à nossa caipirinha! Nova série do conjunto misto (bolas + fitas) vai estrear na etapa da Copa do Mundo da Grécia, entre os dias 22 e 24 de março. YouTube do Time Brasil transmite ao vivo a competição.

Publicado por Time Brasil em Quinta-feira, 21 de março de 2024

Um trecho da apresentação tem passo que simulam um desfile, em referência à modelo Gisele Bündchen. Outro movimento é o mesmo que Rebeca Andrade faz na apresentação de solo quando começa a tocar a música "Baile de Favela". Já a homenagem a Pelé é com um soco no ar, como o Rei comemorava seus gols.

Na apresentação, que terminou em choro após Victoria Lopes se apresentar mesmo lesionada, o grupo tirou a nota 24.950. Antes, nos cinco arcos, o conjunto brasileiro se apresentou ao som de "I wanna dance with somebody", de Whitney Houston e ficou com 35.950.

Nas duas rotações, o Brasil ficou em oitavo. No resultado geral, porém, as brasileiras terminaram na nona posição na classificação geral, fora da fase final.

A final da ginástica rítmica por equipes ocorre no sábado, 10, às 9h (horário de Brasília). Os países que estão representados são Bulgária, Itália, Ucrânia, França, China, Israel, Uzbequistão e Azerbaijão.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade