Olimpíada de família: quem são os irmãos que disputam o torneio juntos
No Brasil, Alan e Darlan Souza disputam vôlei; no iatismo tem Martine e Marco Grael
Nos Jogos Olímpicos de Paris a família, literalmente, faz parte da competição. Muitos irmãos são parceiros em diversas modalidades, e na equipe brasileira não poderia ser diferente.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Na seleção masculina de vôlei, por exemplo, os irmãos Alan e Darlan Souza, de 29 e 21 anos, respectivamente, dividem o mesmo lado da quadra. Os dois nasceram em Nilópolis, no Rio de Janeiro.
Também no vôlei, mas com dupla nacionalidade, Lukas e Júlia Bergmann atuam pelo Brasil em suas respectivas seleções. Ou seja, ela é atleta da seleção feminina e ele, da masculina.
O tênis de mesa conta com a parceria formada por Takahashi, Giulia e Bruna, que acabaram eliminadas.
A bicampeã olímpica Martine Grael está na briga por uma medalha na vela, assim como seu irmão Marco. Os dois são filhos de Torben Grael, recordista de medalhas olímpicas ao lado de Robert Scheidt, ambos com cinco, mas que podem perder o título para Rebeca Andrade nesta edição.
Outras seleções
Além do Brasil, outros países são representados por familiares. Após derrota na semifinal do tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano vai encarar o francês Féliz Lebrun na disputa pelo bronze dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O irmão do atleta, Alexis Lebrun, já foi derrotado pelo brasileiro nesta edição.
Também pela França, Féliz e Alexis, Nikola e Luka Karabatic disputam o handebol. Nikola, de 40 anos, é tricampeão olímpico e tetracampeão mundial. Luka, com 36 anos, é medalhista mundial e europeu.
As irmãs Delphine e Estelle Cascarino, francesas e ambas de 27 anos, atuam no futebol feminino. Esta é a primeira vez que jogam juntas em uma competição internacional.
No badminton, Toma Junior e Christo, de 25 e 21 anos, competem em duplas. Os dois representam a seleção francesa.
Já os irmãos Limardo defendem a Venezuela no torneio de espada por equipes. Rubén, de 38 anos foi campeão olímpico na espada individual em Londres-2012. Francisco, de 37 anos, está em sua terceira participação olímpica, agora em Paris. O caçula, Jésus, de 28, estreou nesta temporada.
O Japão é representado pelos irmãos judocas Hifumi e Uta Abe. Com 26 anos, Hifumi é multicampeão mundial e medalhista de ouro em Tóquio-2021. Uta, de 24 anos, também é campeã mundial e olímpica.