Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Olimpíadas 2024: cerimônia de abertura tem temporal, barcos no Sena, inovação e Céline Dion

Evento aconteceu nas margens do rio Sena na capital francesa e foi em partes ofuscado pela chuva torrencial

26 jul 2024 - 18h37
(atualizado às 20h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Está oficialmente iniciada a Olimpíadas de Paris 2024. Nesta sexta-feira, 26, uma cerimônia de abertura sem precedentes nas margens do rio Sena atraiu os olhares do mundo e deu início aos Jogos. A pira olímpica foi acesa por Teddy Riner (tricampeão olímpico no judô) e Marie-José Perec (3 medalhas de ouro olímpicas no atletismo), sendo sucedida por uma performance incrível de Céline Dion.

Pela primeira vez realizada fora de um estádio, a cerimônia em Paris inovou, com as delegações percorrendo o Sena e sendo realizada toda a céu aberto. Trouxe irregularidade, caos, ousadia, arte, cultura, diversidade e inovação. Porém, a fantástica e "maluca" ideia, como admitiu o presidente Emmanuel Macron, foi executada com sobressaltos e sem a energia e a vibração esperadas ao longo dos mais famosos pontos turísticos da capital francesa, como o museu do Louvre e o Grand Palais.

Nas varandas dos prédios vizinhos ao rio Sena, pessoas se aglomeravam para acompanhar a cerimônia. No Sena, foi montada uma espécie de fonte que fazia um desenho com água seguindo o ritmo da música.

A composição das delegações nos barcos tirou em partes o protagonismo dos porta-bandeiras. O desfile das delegações foi interrompido para a primeira performance artística, com Lady Gaga, que cantou em francês em um palco montado à margem do Sena.

Na volta, o Brasil reabriu os desfiles, com Isaquias Queiroz e Rachel Kochhann erguendo a bandeira do País à frente da embarcação que contava com a delegação nas margens do Sena.

A delegação brasileira foi uma das poucas a cruzar o rio Sena sem dividir a embarcação com atletas de outras nações. O Brasil foi um dos mais festejados nas arquibancadas quando surgiu no telão montado no palco no Trocadéro.

As atrações artísticas seguiram, com cantores icônicos da França como a banda Gojira e até um desfile de moda em uma ponte que passa por cima do Sena, mas um dos pontos que mais chamou atenção do público foi o "furto" da Mona Lisa feito pelos Minions, personagens da franquia "Meu Malvado Favorito".

Um fator que já era previsto e apareceu na parte final da cerimônia foi a chuva. A precipitação foi forte e afetou a organização, que tinha exibições de skate programadas, mas por conta do tempo teve de fazer sem.

A chuva caudalosa também fez a delegação do Brasil voltar para a Vila Olímpica. O COB tomou essa decisão para evitar que os atletas tivessem algum problema de saúde por serem expostos ao clima.

Na parte final, o Trocadéro estava com menos atletas e pessoas do que era o planejado. E as autoridades francesas discursaram antes da pira olímpica ser acesa. Pouco antes disso, uma pequena gafe: a bandeira olímpica hasteada de ponta cabeça.

A chama ainda passou pelas mãos de lendas do esporte como Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Carl Lewis, Nadia Comaneci, Amelie Mauresmo e Tony Parker até chegar às mãos de Marie-José Perec e Teddy Riner, que acenderam a pira olímpica em um balão, invenção francesa.

Para finalizar, a lenda da música Céline Dion fechou com uma performance em que interpretou Edith Piaf na Torre Eiffel. Em agosto de 2022, Céline foi diagnosticada com a síndrome da pessoa rígida.

"(A síndrome) afeta algo como uma pessoa em um milhão. Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que vem causando todos os espasmos que venho tendo. Estou trabalhando com meu fisioterapeuta todos os dias para reconstruir minha força e minha habilidade de me apresentar, mas tenho que admitir que tem sido uma batalha", dissera ela. Em maio de 2023, a artista cancelou o restante de shows que estavam agendados para 2024.

A pira olímpica ficará acesa e exposta no Jardim de Tuileries até o dia 11 de agosto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade