Olimpíadas 2024: homem escala Torre Eiffel e é detido pela polícia; veja vídeo
Caso foi registrado horas antes da cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris, marcada para as 16h (de Brasília) deste domingo, no Stade de France
Un hombre escala la Torre Eiffel y tiene que ser evacuada en el último día de los #JuegosOlímpicos de #Paris2024
El individuo, sin camiseta, estaba llegando a la segunda planta pic.twitter.com/SpNFklCMkW
— MARCA (@marca) August 11, 2024
Os arredores da Torre Eiffel foram evacuados neste domingo, dia da cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris-2024, após um homem escalar o monumento de 330 metros de altura. Vídeos e fotos de pessoas que estavam no local mostram o escalador no ponto da torre onde estão posicionados os anéis olímpicos.
O caso ocorreu por volta das 14h45 do horário local, e pessoas que estavam visitando o ponto turístico tiveram de ser retiradas da área pelas autoridades. De acordo com a agência de notícias Associated Press, um policial francês confirmou - em condição de anonimato porque a investigação ainda está em curso - que o homem foi preso.
Neste momento, as forças de segurança da França estão focadas em garantir que o encerramento dos Jogos Olímpicos ocorra sem incidentes. Diferentemente da cerimônia de abertura, realizada em movimento, ao longo do Rio Sena, o evento final das Olimpíadas será mais enxuto, no Stade de France, em Saint-Denis, a pouco mais de 10km de Paris.
Gerald Darmain, ministro do Interior da França, informou que 3 mil do total de 30 mil policiais espalhados pela cidade neste domingo foram deslocados para os arredores do estádio, onde 80 mil pessoas vão assistir, a partir das 16 horas (de Brasília), ao evento que encerrará os Jogos Olímpicos, marcados por ações ecológicas, reclamações de atletas e brilho de superestrelas, como Rebeca Andrade, Simone Biles e Teddy Riner.
No total, foram pouco mais de duas semanas de provas disputadas em arenas, pistas e estádios espalhados pela capital francesa, algumas cidades próximas e a inédita participação das praias do Taiti, na Polinésia Francesa, que receberam o surfe. Foram distribuídas mais de cinco mil medalhas, que serão guardadas como lembranças inesquecíveis para os atletas dos Jogos.