Olimpíadas 2024: o que o Brasil precisa fazer para se classificar no basquete masculino
Após duas derrotas em dois jogos, seleção brasileira se complica na busca por uma vaga nas quartas
O Brasil segue tendo dificuldades de brilhar no basquete masculino nas Olimpíadas de Paris. Após a segunda derrota seguida na fase de grupos, dessa vez para a Alemanha, por 86 a 73, a seleção brasileira precisa se recuperar na competição caso queira garantir uma vaga nas quartas de final da modalidade.
Com a derrota para franceses e alemães, o Brasil está na quarta posição do Grupo B, que ainda tem o Japão, adversário dos brasileiros na última rodada. A partida será na sexta-feira, 2, às 6h (horário de Brasília). A equipe soma apenas dois pontos e não tem mais chance de passar como um dos dois primeiros colocados do grupo.
Isso porque França e Alemanha, que têm dois pontos cada, se enfrentam na próxima rodada e somarão, no mínimo, um ponto. O regulamento do basquete estabelece que cada time ganha um ponto mesmo que perca sua partida. Ou seja, os dois times europeus chegarão a cinco ou seis pontos cada um.
Por isso, o Brasil precisa olhar para a classificação dos terceiros colocados. Além dos dois primeiros de cada grupo, passam também os dois melhores terceiros colocados entre todos os grupos. A seleção brasileira precisará vencer o Japão para chegar a quatro pontos e, além disso, diminuir o saldo negativo de pontos que têm atualmente.
Após dois jogos, o Brasil tem -25 de saldo, restando a última rodada. A tendência é que a seleção empate em número de pontos com outros países após o último jogo, por isso é importante vencer os japoneses com boa diferença de pontos para facilitar a briga contra outros terceiros colocados.
A segunda rodada só estará completa depois dos jogos desta quarta-feira, 31, pelo Grupo C. Porto Rico x Sérvia se enfrentam às 12h15 e Estados Unidos x Sudão do Sul às 16h. Ambos no horário de Brasília.