Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Olimpíadas: atleta do Butão é aplaudida pelo público ao terminar maratona em último; assista

Kinzang Lhamo finalizou a prova uma hora e meia depois da vencedora e recordista olímpica Sifan Hassan

11 ago 2024 - 09h09
Compartilhar
Exibir comentários

Kinzang Lhamo ficou longe da medalha na maratona dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela foi a última, em 80º lugar, e chegou precisamente 1h30m04s depois da vencedora Sifan Hassan, holandesa que bateu o recorde olímpico com tempo de 2h22m55s ao completar os 42km. A atleta do Butão, porém, foi aplaudida pelo público e incentivada a terminar a prova, quando restava apenas ela para finalizar. 3h52m59s depois da largada, Lhamo passou pela linha de chegada.

Aos 26 anos, a butanesa teve na maratona olímpica da capital francesa a primeira competição disputada por ela fora do país natal. Antes disso, a atleta já acumulava feitos relevantes, como o segundo lugar na Snowman Race, uma ultra-maratona de 5 dias que atravessa a Cordilheira do Himalaia, em 2022.

Nascida em Trashigang, no Oeste do Butão, Lhamo foi a única mulher do país a participar da Olimpíada de Paris. Desde o começo deste ano, ela tem treinado na capital Thimphu, com apoio da Federação Amadora de Atletismo do Butão (BAAF, na sigla em inglês).

A avaliação da BAAF era de que Lhamo era uma corredora consistente. Antes da Olimpíada, a preocupação era como ela se sairia em uma corrida plana, já que esse não é o cenário das provas realizadas no Butão. "Sempre foi um dos meus sonhos, competir neste nível. Eu nunca esperei que um dia teria essa oportunidade, mas estou muito grata por ter a chance de representar Butão", falou ao jornal alemão Deutsche Welle em julho.

Na cerimônia de abertura, ela foi uma das porta-bandeiras do país, junto do nadador Sangay Tenzin. Ele disputou os 100m livre e terminou na 74ª posição geral.

"Atrás" de Lhamo na maratona, ficaram as atletas que não finalizaram a maratona. Foram 11 corredoras que abandonaram a competição. As mulheres começaram a disputar a maratona olímpica somente na edição de Los Angeles-1984, 88 anos após o grego Spiridon Louis vencer a primeira maratona olímpica, em Atenas-1896.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade