Olimpíadas: Qualidade da água do Rio Sena põe em risco a natação do triatlo
Treino da parte aquática da prova foi cancelado neste sábado
O treino de natação para o revezamento do triatlo, que estava marcado para este sábado, foi cancelado por conta da baixa qualidade do Rio Sena, em Paris. Caso o cenário não se reverta, a organização das Olimpíadas avalia realizar a prova em forma de duatlo.
A decisão do cancelamento do treino aconteceu após uma reunião com delegados técnicos e médicos, além de representantes da cidade e da federação internacional da modalidade. Apenas a parte aquática foi atingida pela medida. Ou seja, a familiarização dos atletas com a etapa da corrida e do ciclismo aconteceu normalmente neste sábado.
A prova está marcada para acontecer nesta segunda-feira (5), às 3h (de Brasília). Num cenário em que as condições da água do Sena não melhorem até a data, a organização não descarta a possibilidade de retirar a natação da competição. Caso isso aconteça, a prova poderá ser adiada para a terça-feira (6), às 3h (também de Brasília), em formato de duatlo.
Vale lembrar que as competições do triatlo individual feminino e masculino aconteceram na última quarta-feira. As provas também passaram por adiamentos antes de acontecerem de fato, e os atletas foram à água após muita polêmica.
As fortes chuvas das últimas noites em Paris são apontadas pela organização como ponto crucial para a queda da qualidade do Rio Sena. No triatlo olímpico, os atletas nadam 1,5km na parte aquática da prova. A modalidade se completa com as etapas do ciclismo (40km) e corrida (10km). Já a categoria de revezamento misto do triatlo começou a ser disputad nas Olimpíadas de Tóquio-2020.