Polêmica pelo 3º lugar: EUA entregam vídeo a Corte Arbitral e recorrem de decisão para que bronze do solo seja devolvido
Disputa jurídica pela medalha olímpica segue entre Jordan Chiles, dos EUA, e Ana Barbosu, da Romênia
O pódio da final na disputa do solo na ginástica artística mudou neste sábado, 10 – e, se o recurso dos Estados Unidos for acatado, pode mudar novamente. Isso porque, neste domingo, 11, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA apelou da decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), entregando um vídeo em que afirma ter provas de que o bronze deve voltar a Jordan Chiles. No momento, Ana Barbosu, da Romênia, segue com a medalha.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
O time de ginástica dos EUA soltou uma nota dizendo que, além do vídeo, foi enviada uma carta à Corte “estabelecendo conclusivamente que o pedido da técnica Cecile Landi para revisão foi apresentado 47 segundos após a publicação da pontuação, dentro do prazo de um minuto estabelecido pelas regras da FIG (Federação Internacional de Ginástica)”.
Por isso, então, pedem para que seja acatada a decisão dos juízes de Paris que alteraram a nota da atleta estadunidense de 13.666 para 13.766. A romena Ana Barbosu teve nota 13.700.
Os EUA não divulgaram o vídeo em questão. Veja a nota na íntegra:
USA Gymnastics has submitted additional evidence to the Court of Arbitration for Sport. pic.twitter.com/GOKymbAtcq
— USA Gymnastics (@USAGym) August 11, 2024
Entenda a polêmica
Na última segunda-feira, dia 5, durante as apresentações no solo da ginástica artística, a romena Ana Barbosu foi anunciada como medalha de bronze e comemorou muito. Porém, enquanto ela posava para fotos com a bandeira de seu país, foi surpreendida com a revisão da nota da estadunidense Jordan Chilezse e acabou saindo do pódio.
Mas a romena Ana Maria Barbosu protagonizou uma reviravolta envolvendo uma outra ginasta do país, Sabrina Voinea, a americana Jordan Chiles e Nadia Comaneci. Elas pediram para que a Federação Romena de Ginástica (FRG) revisse a nota de Jordan Chiles, e a ginasta dos EUA ficou fora do pódio. Isso porque, pelo que foi comunicado, o time estadunidense fez o pedido de revisão com atraso – e isso teria perdido o efeito.