Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Premiação além da medalha: conheça o diploma olímpico

Honraria será entregue aos oito melhores competidores de cada modalidade em Paris-2024

18 jul 2024 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários
Atletas recebem diploma olímpico
Atletas recebem diploma olímpico
Foto: Reprodução/Instagram/Tom Bosworth MBE

As premiações nos Jogos Olímpicos vão além das medalhas de ouro, prata e bronze. Embora não tenham a mesma celebração que os atletas que sobem ao pódio, os oito primeiros colocados de cada modalidade são condecorados com um diploma

Guardado com carinho pelos competidores, o documento é assinado pelo presidente do COI e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (OCOG), e tem uma versão atualizada a cada edição olímpica. 

Pelo lado visual, também há uma pequena diferenciação do diploma dos medalhistas para o restante dos oito primeiros colocados. Esse designer e a impressão da honraria ficam por conta dos organizadores locais do evento.

Para os ganhadores do diploma, a entrega pode ser feita tanto em uma cerimônia formal como um simples envio por correio. Portugal, Argentina e Espanha, por exemplo, estão entre os países que já prepararam eventos para a entrega da honraria aos atletas.

Em um desses casos, a judoca Catarina Costa recebeu o seu diploma conquistado nos Jogos de Tóquio em uma cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico Português, no final de 2021. 

Também é importante lembrar que o diploma para os oito primeiros colocados não é o único existente nos Jogos Olímpicos. Além dele, há um documento de participação entregue a todos os atletas que vão ao evento e a alguns outros profissionais.

Como surgiu o diploma olímpico?

Apesar de pouco conhecido, o diploma olímpico acompanha os atletas desde o início das premiações. Diferentemente de como é hoje, na primeira edição do evento, em Atenas-1896, apenas os dois primeiros colocados receberam medalhas. O campeão ficou com a prata e o vice com a de cobre.

Além das medalhas, eles eram homenageados, respectivamente, com um ramo de oliveira e um de louro, e, por fim, ambos recebiam o diploma. 

Com o passar dos anos, a maneira de entrega das medalhas mudou e a do diploma também. Em Londres-1948, a premiação passou a celebrar os seis primeiros colocados. Por fim, em Los Angeles-1984, os oitos melhores atletas de cada modalidade começaram a receber a honraria.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade