Rafael Silva perde e vai enfrentar Teddy Riner na repescagem
Brasileiro é derrotado nas quartas de final e pegará lenda francesa do judô em combate que valerá um lugar na briga pelo bronze na Olimpíada
O Brasil não conseguiu avançar às semifinais do judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília). Além de amargar a derrota e a lesão de Maria Suelen Altheman em luta das quartas de final no feminino, no masculino Rafael Silva, o Baby, ficou pelo caminho ao levar três punições contra o georgiano Guram Tushishvili por falta de combatividade, na disputa acima dos 100 kg.
Rafael Silva, por sua vez, terá um páreo duríssimo em busca do bronze. Ele enfrentará na repescagem o decacampeão mundial e bicampeão olímpico Teddy Riner. O francês, considerado uma lenda do judô mundial e que ficou invicto durante dez anos, foi derrotado nas quartas de final pelo russo Tamerlam Bashaev, após sofrer um golpe no golden score.
Em busca de sua terceira medalha olímpica, Rafael Silva, o Baby, começou sua trajetória na Olimpíada de Tóquio com vitória sobre Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, por ippon no golden score. O brasileiro, cabeça de chave número 5 em Tóquio, ficou perto de ser derrotado na prorrogação ao levar mais uma punição. No entanto, encaixou um belo golpe para vencer o combate.
Rafael Silva tem dois bronzes no currículo, conquistados em Londres-2012 e no Rio-2016. Por isso, se colocar mais uma medalha em seu peito em Tóquio, se igualaria a Mayra Aguiar como judocas brasileiros com mais pódios em Jogos Olímpicos. Baby também ostenta três medalhas em Mundiais: uma de prata , obtida em 2013, e duas de bronze, amealhadas em 2014 e 2017.
A luta de Baby contra Riner em Tóquio vai ocorrer a partir das 5h (de Brasília) desta sexta-feira, que é quando começam as lutas da repescagem e as semifinais do judô neste dia de disputas da modalidade.
Este é, por final, o último dia de competições individuais do judô. Nas categorias anteriores, o Brasil faturou dois bronzes, com Daniel Cargnin (até 66kg) e Mayra Aguiar (até 78kg). No fim da noite desta sexta (horário de Brasília) ocorrerá a disputa por equipes, novidade no programa olímpico.