Recurso é aceito, e pódio no qual Rebeca Andrade ganhou ouro nas Olimpíadas deve sofrer alteração
Polêmica se arrastou nos últimos dias, e atleta da Romênia consegue medalha
O pódio da prova do solo da ginástica feminina das Olimpíadas 2024, no qual Rebeca Andrade rebeceu medalha de ouro, deve sofrer alteração cinco dias após a disputa. Após recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG), a atleta Ana Bǎrbosu herdará a medalha de bronze, antes dada à americana Jordan Chiles.
A prova aconteceu na última segunda-feira (5), na última final por aparelhos da ginástica em Paris. A ginasta da Romênia esteve próxima de subir ao pódio ao lado de Rebeca e Biles, mas um recurso dos Estados Unidos alterou o resultado. Chiles havia rebecido nota 13.666 pela apresentação no solo, mas os juízes revisaram o grau de dificuldade da série e acrescentaram 0.100 na pontuação da americana. Assim, ela subiu para a terceira colocação, ultrapassando Bǎrbosu, e ficou com o bronze.
O episódio causou revolta em toda a Romênia. Primeiro-ministro do país, Marcel Ciolacu chegou a afirmar que Ana Bǎrbosu e Sabrina Maneca-Voinea (outra representante romena) foram tratadas "de forma absolutamente desonrosa" pelos juízes. O argumento é de que o recurso americano foi solicidado após o tempo limite de quatro minutos desde o fim da apresentação, determinado pelo regulamento.
A FRG, então, entrou com pedido no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para a anulação do recurso dos Estados Unidos e, desta forma, a redução da nota de Jordan Chiles. O TAS, por sua vez, avaliou que houve atraso de um minuto na solicitação dos EUA, dando razão aos romenos e subtraindo o 0.100 da pontuação dada à Jordan Chiles. Assim, a companheira de Simone Biles voltou a ter 13.666, nota inferior aos 13.700 de Ana Bǎrbosu.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) ainda não se pronunciou sobre a determinação do Tribunal. Contudo, o natural é que seja cumprida a decisão, e o bronze deve ser retirado de Jordan Chiles e dado a Ana Bǎrbosu. Após o resultado do recurso romeno, a ginasta americana se pronunciou nas redes sociais, abalada com a decisão.
"Estou me dando esse tempo e me retirando das redes sociais pela minha saúde mental. Obrigada", disse Jordan Chiles em publicação no Instagram. A ginasta recebeu ataques virtuais após a determinação do Tribunal.