Resumão: ouros para a China, Japão, Kosovo e Equador
No tiro esportivo e no levantamento de peso foram duas medalhas chinesas; o Japão e Kosovo com judô e o ciclismo com Equador
Saiu a primeira medalha dos Jogos Olímpicos de Tóquio. No tiro esportivo, a chinesa Yan Qian, venceu na categoria carabina de ar de 10m. De quebra, a atleta também bateu o recorde olímpico da prova, com 251.8 pontos. Anastasia Galashina (Comitê Olímpico Russo) ficou com a medalha de prata.
Outro ouro
No levantamento de peso, o destaque foi a chinesa Zhihui Hou, que conquistou a medalha de ouro. A atleta levantou 94 kg no arranco e 116 kg no arremesso, totalizando 210 kg. No arremesso, ela bateu o recorde olímpico três vezes, ao levantar 109 kg e 114 kg antes de alcançar os 116 kg. Sua marca no arranco e no total também são recordes olímpicos. O pódio foi completado pela indiana Saikhom Mirabai, com a medalha de prata, e pela indonésia Cantikah Aisah, dona do bronze. A brasileira Natasha Rosa ficou em nono lugar em sua categoria, até 49 kg.
O Japão, com Naohisa Takato, e Kosovo, com Distria Krasniqi, foram os países que conquistaram, neste sábado, as primeiras medalhas de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio, distribuídas na categoria leve - até 48kg para as mulheres e 60kg para os homens.
Ciclismo
O equatoriano Richard Carapaz conseguiu uma arrancada explosiva no fim após seis horas de trabalho árduo para ganhar o ouro em uma emocionante prova olímpica de ciclismo de estrada masculina, deixando o favorito Tadej Pogacar, da Eslovênia, em terceiro lugar no Fuji International Speedway, neste sábado.
Macron e Jill Biden
O presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, viram a vitória dos EUA contra a França por 17 a 10, na estreia do basquete 3 x 3 nos Jogos Olímpicos.
Tênis
Líder do ranking mundial do tênis, Novak Djokovic não teve qualquer dificuldade para confirmar o seu favoritismo na estreia. O sérvio venceu o boliviano Hugo Dellien por 2 sets a 0, com duplo 6/2, neste sábado, em apenas 1h01de partida na capital japonesa.
Judô
A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) decidiu suspender temporariamente o judoca argelino Fethi Nourine, que desistiu dos Jogos Olímpicos de Tóquio para evitar um possível confronto com um israelense em sua categoria, até 73 kg. Em comunicado, a entidade condenou o comportamento do atleta, considerado discriminatório.
Ginástica
A carreira olímpica de Kohei Uchimura, apontado como o maior ginasta de todos os tempos chegou ao fim. O atleta japonês, de 32 anos, caiu nesta sexta-feira, durante a qualificação na barra fixa e não obteve classificação para as finais do evento a serem realizadas na segunda-feira.
12 anos
Durou apenas 24 minutos a participação da síria Hend Zazá na Olimpíada de Tóquio. Com 12 anos, a atleta mais jovem da competição perdeu na primeira rodada do torneio de tênis de mesa, neste sábado, para a austríaca Jia Liu, número 4 do ranking mundial, por 4 a 0, com parciais de 11/4, 11/9, 11/3 e 11/5.
Dente quebrado
Harry Coppell, atleta inglês do salto com vara, sofreu um acidente nesta sexta-feira em Tóquio. No entanto, o caso rendeu mais risadas do que preocupação. Durante treinamento para os Jogos Olímpicos, a barra que serve de obstáculo na prova caiu sobre o rosto do britânico e o resultado foram dois dentes quebrados.
Covid-19
O sonho olímpico dos Jogos de Tóquio acabou para o remador holandês Finn Florijn. O jovem de 21 anos testou positivo para covid-19 nesta sexta-feira após competir na chave individual da modalidade no dia anterior. Após ser eliminado na categoria, o atleta estava escalado para participar da corrida de repescagem neste sábado, mas entrou em quarentena.
Esgrima
O esgrimista Luigi Samele conquistou neste sábado (24) a primeira medalha de prata da Itália nos Jogos Olímpicos de Tóquio, após ser derrotado, por 15 a 7, pelo húngaro Aron Szilagyi no sabre, que venceu e ficou com o ouro.