Samanta Soares conquista ouro em dia agitado para o judô brasileiro no Pan
Samanta Soares foi mais uma atleta brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta segunda-feira. A brasileira venceu a porto-riquenha Sairy Colon por um waza-ari.
Essa é a sétima medalha de ouro do judô brasileiro nesses Jogos Pan-Americanos. Samanta Soares se junta a Alexia Nascimento (48 kg), Michel Augusto (60 kg), Larissa Pimenta (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Gabriel Falcão (73 kg) e Guilherme Schimidt (81kg), que subiram no lugar mais alto do pódio nos últimos dois dias.
Na categoria até 90 kg, Rafael Macedo ficou com a prata ao ser derrotado pelo cubano Ivan Silva. O brasileiro foi desclassificado por usar a cabeça como defesa em uma entrada do cubano, algo que é proibido na modalidade.
O experiente Rafael Silva, o "Baby", venceu o canadense Marc Deschenes com um ippon e ficou com a medalha de bronze na categoria (+100kg), assim como Beatriz Souza (+78kg), que bateu a venezuelana Amarantha Urdaneta também com um ippon.
Kayo Santos (100 kg), superou o cubano Lister Cardona e foi mais um a garantir uma medalha de bronze para o judô brasileiro nesta segunda-feira. Na mesma categoria, Leonardo Gonçalves ficou em quinto lugar ao perder para o colombiano Francisco Balanta no último minuto de combate.