Santo André vence Ituano e derruba último invicto do Paulista
O Campeonato Paulista 2024 de basquete feminino não tem mais nenhum invicto. Depois de ser o penúltimo a perder a invencibilidade na competição, o Santo André recebeu o Ituano no ginásio Laís Elena Aranha da Silva, no ABC, e derrubou a última equipe que ainda não havia sofrido revés. A armadora Lays foi a maior pontuadora do confronto, com 24 pontos, na vitória por 84 a 74. Pelo lado derrotado, o destaque foi a ala Leila Zabani, líder em acertos, com 20.
Lays não foi a única protagonista do Santo André. Além dela, mais duas alcançaram dois dígitos na pontuação. A ala-pivô Evelyn Mariano fechou o jogo com 20 pontos, seguida pela ala Tassia, 14. Pelo Ituano, as alas-pivôs Gabi Guimarães e Lee Lisboa deixaram a quadra com duplo-duplo. Ambas pegaram 11 rebotes, com a primeira anotando 16 pontos e a segunda marcando 11. As armadoras Joice e Tainá Paixão também foram bem e fizeram, respectivamente, dez e 12 pontos.
O próximo compromisso do Santo André será diante do Sesi Araraquara, na quinta-feira (26), às 19h, em Araraquara. No mesmo dia, mas às 19h30, o Ituano encara o Unimed Campinas, líder do Paulista, no G.M. "Dr. Prudente de Moraes". Até o momento, as andreenses ocupam a vice-liderança com seis vitórias e uma derrota. Já a equipe de Itu está com três triunfos e um revés no campeonato.
Domínio por dez minutos
Com dois minutos de jogo, Lays marcou dois pontos e Santo André fez 10 a 5. O time da casa estagnou e o Ituano cresceu e, com acerto de Tainá Paixão, que também recebeu a falta, virou o marcador com lance livre de bonificação: 11 a 10. As mandantes passaram por uma fase complicada e viram as oponentes liderarem por 16 a 10, parcial de 11 a 0. Porém, o time do ABC se reencontrou e virou com bola de três de Evelyn Mariano: 25 a 23. As andreenses fecharam os dez minutos iniciais ganhando: 27 a 25.
Santo André acabou o primeiro quarto com vitória apertada, contudo, no segundo, o domínio foi amplo e construíram uma vantagem de 14 pontos, vencendo o período 26 a 14. Os times foram para o intervalo com as mandantes ganhando por 53 a 39. O Ituano voltou melhor para a segunda etapa, principalmente no sistema defensivo, neutralizando mais vezes os ataques das donas da casa. As visitantes venceram o terceiro quarto por 18 a 13 e reduziram a desvantagem para nove: 66 a 57.
No último quarto, o Ituano tentou seguir com a reação e diminuir a liderança de Santo André, porém não conseguiu superar a defesa e o desempenho consistente das donas da casa, que voltaram a equilibrar as ações e venceram o período por 18 a 17, fechando o embate em 84 a 74.