São Paulo desiste de candidatura para sediar Pan-Americano de 2031 e decide apoiar Rio-Niterói
Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo citam 'relevante infraestrutura' para declarar apoio à candidatura conjunta de Rio e Niterói
São Paulo decidiu desistir da candidatura à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 nesta quinta-feira, 16, e declarou apoio à candidatura Rio-Niterói, que mais cedo entregou seu dossiê ao Comitê Olímpico do Brasil.
O prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas discutiriam o tema em reunião nesta quinta-feira, data-limite para a entrega do dossiê, e decidiram apoiar Rio-Niterói, "com base a relevante infraestrutura disponível das duas cidades", comunicou a Prefeitura de São Paulo, em nota. "O objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os jogos Pan-Americanos venham para o Brasil", complementou o comunicado.
Os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, respectivamente, entregaram o dossiê nas mãos do presidente do COB, Marco La Porta, e da vice, Yane Marques, recém-empossados para seus cargos.
"Realizar os Jogos Pan-Americanos ou os Jogos Olímpicos é uma tarefa árdua e uma responsabilidade enorme, mas temos esse projeto Rio-Niterói muito bem integrado. Esses grandes eventos são oportunidades de transformação da vida das cidades porque acabam atraindo mudanças demandadas por essas cidades", afirmou Eduardo Paes.
No próximo dia 29 de janeiro, o COB, em Assembleia Geral, vai confirmar Rio-Niterói como os representantes brasileiros no pleito para sediar o Pan. São 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB, dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e 19 representantes da Comissão de Atletas (CACOB).
Em 31 de janeiro, o COB enviará uma carta à PanAm Sports, entidade máxima do esporte panamericano, informando a escolha do representante brasileiro candidato à sede dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031.
O resultado será divulgado na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai, em agosto.
Em 19 edições, São Paulo (1963) e Rio de Janeiro (2007) foram as cidades brasileiras que receberam o evento, que em 2027 será realizado em Lima, no Peru. O País participou de todas as edições dos Jogos Pan-Americanos e teve o seu melhor desempenho em 2019, em Lima, quando terminou na segunda colocação.