Seis brasileiras vão para as quartas do Mundial de skate park
O Brasil teve um ótimo começo no Mundial de Skate Park de Roma, na Itália. As seis skatistas do país que entraram em ação nas classificatórias desta quarta-feira (18) avançaram para as quartas de final da competição. Raicca Ventura e Yndiara Asp foram os grandes destaques, tendo a segunda e a quarta maior nota, respectivamente. Sofia Godoy (14ª), Fernanda Tonissi (16ª), Helena Laurino (18ª) e Dora Varella (23ª) foram as outras que avançaram.
Um total de 49 atletas participaram da classificatória, sendo que 32 avançaram de fase. Cada skatista pôde fazer duas voltas de 45 segundos, sendo que apenas a maior delas foi válida para a classificação. Raicca Ventura fez duas grandes voltas, marcando 78.34 na primeira - que já lhe renderia a segunda colocação - e 81.08 na segunda, ficando no top-2 da classificação, atrás apenas da espanhola Naia Laso, que teve 83.08.
Já Yndiara Asp caiu em sua primeira volta, mas fez uma boa apresentação na sequência e anotou 76.21 para ficar em quarto lugar. A japonesa Hinako Susaki foi a terceira colocada com 77.14. Entre as demais brasileiras, Sofia Godoy anotou 53.13 para ficar em 14º lugar, Fernanda Tonissi foi a 16ª com 50.00, Helena Laurino ficou em 18º com 48.52 e a olímpica Dora Varella terminou em 23º com 46.46. O corte para as quartas de final foi 36.77.
Programação da competição
Entre as brasileiras participantes da competição, Raicca Ventura e Dora Varela estiveram nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Dora chegou até a final e foi quarta colocada, enquanto Raicca parou na semifinal. Outra representante do país no megaevento, Isadora Pacheco não compete em Roma. Yndiara Asp foi atleta olímpica em Tóquio-2020. Entre as outras skatistas brasileiras, Helena Laurino é a caçula, com 12 anos de idade, Sofia Godoy tem 15, e Fernanda Tonissi tem 17.
As quartas de final feminina do Mundial de Skate Park acontecerão na próxima sexta-feira (20), a partir das 04h (horário de Brasília). Nesta quinta-feira (19), a partir das 04h, haverá a classificatória masculina, com a presença de oito brasileiros: Augusto Akio, Kalani Konig, Luigi Cini, Luiz Francisco, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho e Pedro Quintas.