Seleção brasileira feminina de vôlei recebe medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris
Thaísa se despediu da camisa verde e amarela e confessa: 'vou sentir saudades'
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris no sábado, 10, ao ganhar da Turquia por 3 sets a 1. No entanto, a cerimônia de premiação aconteceu neste domingo, 11, logo após a vitória da Itália que venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0 e conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
As meninas brasileiras tiveram a melhor campanha da primeira fase e chegaram às semifinais sem perder nenhum set. Foram superadas no tie-break pelas americanas na disputa por uma vaga na final, mas se recuperaram e venceram a seleção da Turquia pelo bronze.
Despedida da Thaísa
A medalha de bronze em Paris-2024 encerrou a trajetória de Thaísa com a seleção brasileira, com três medalhas olímpicas, sendo duas de ouro em Pequim-2008 e Londres-2012. “Vou sentir saudades”, confessou a jogadora em entrevista à TV Globo. “Ainda vou jogar vôlei só não mais pela Seleção”, destacou. E ela acha difícil mudar de ideia. “É difícil, pois é uma rotina exaustiva, de dor, superação em prol de um objetivo maior”, explicou. “Preciso de descanso para o meu corpo e mente”.
A jogadora destacou que o vôlei proporcionou a ela muito mais do que esperava. “Não imaginava nada disso quando eu comecei. Foi tudo muito grande. Sou grata a todas as mulheres que estiveram comigo esse tempo todo”.
Thaísa não escondeu que ficou satisfeita com a vitória da Itália sobre os Estados Unidos, que culminou com o ouro para as italianas. “Estava torcendo pela Itália, pois joguei lá e conheço muitas jogadoras. Elas mereceram por tudo o que fizeram na Olimpíada”, falou. “Além do mais tenho um ranço com os Estados Unidos. É lindo ver o vôlei evoluindo".
Mantida a tradição olímpica no vôlei
Com essa medalha, o time de José Roberto Guimarães manteve a tradição e garantiu a continuidade do pódio do Brasil em Olimpíada, seja no masculino ou no feminino, feito que acontece desde o ouro do masculino em Barcelona 1992. São mais de 30 anos entre os três primeiros colocados.
Ao todo, o Brasil subiu ao pódio olímpico 12 vezes no vôlei de quadra, com cinco ouros, quatro pratas e três bronzes. No quadro geral, ocupa o segundo lugar atrás somente da União Soviética, que tem dois ouros a mais (e um bronze a menos).
A última vez que o Brasil ficou sem medalhas no vôlei de quadra das Olimpíadas foi em Seul-1988. Na ocasião, a seleção masculina ficou em quarto lugar, perdendo o bronze para a Argentina. As mulheres acabaram em sexto na Coreia do Sul.
Depois de Seul, a seleção masculina do Brasil conquistou três ouros (1992, 2004 e 2016) e duas pratas (2008 e 2012). Quando não ganhou medalhas, a equipe feminina compensou. Levou o bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000. Ainda foi prata em Tóquio 2020 e se sagrou bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012.
Em Paris-2024, a seleção masculina ficou nas quartas de final diante dos Estados Unidos, acabando na oitava posição, a pior desde 1972.