'Só água durante o dia', brinca pai de Julia Soares sobre perrengues para acompanhar filha em Paris
Familiares da ginasta foram prestigiá-la nos Jogos Olímpicos; de acordo com mãe, foram dois anos guardando economias
A família da Julia Soares, medalhista olímpica da ginástica artística, compartilha como foi o processo para conseguir realizar o sonho da filha de disputar os Jogos Olímpicos de Paris. De acordo com a mãe, Fabiana Soares, foram dois anos guardando economias para garantir a viagem. É a primeira participação da jovem de 18 anos, natural de Curitiba, em uma Olimpíada.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
"Nós acreditávamos que isso poderia ser possível. Então, há dois anos a gente vinha guardando todas as economias. Férias, 13º, tudo a gente foi guardando. Pra que, se de fato a convocação fosse feita e o nome da Júlia tivesse na lista, a gente pudesse ter pelo menos uma porcentagem para poder se divertir e aproveitar tudo isso que a gente aproveitou", explicou a mãe ao Terra.
Os pais e a irmã mais velha de Julia, Giovanna, vieram para Paris para acompanhar os grandes momentos da jovem. Para ajudar na economia, a família também limitou os gastos na capital francesa. Tudo para aproveitar os momentos ao máximo. "Só toma água durante o dia, não come carne uns 15 dias", revelou Jackson Soares, pai da ginasta.
Como a mãe acrescenta, eles não esperavam um euro tão caro. Mas, de qualquer forma, Fabiana prefere focar nos pontos positivos da experiência. "Tudo deu certo, o senhor proveu em todo o tempo. E a gente tem aqui só pra agradecer e nós estamos desfrutando de uma coisa que o senhor prometeu há algum tempo e hoje nós estamos aproveitando tudo isso”, disse a mãe, sem esconder o sorriso.
Sonho realizado
Em um feito inédito para o Brasil, a equipe feminina --brilhantemente representada por Julia Soares, bem como por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Jade Barbosa-- conquistou a medalha de bronze na final por equipes da ginástica artística. Julinha, de apenas 18 anos, também disputou a final do individual da trave de equilíbrio e terminou a disputa em sétimo lugar.
Com a medalha no peito, a atleta explica que ainda está se acostumando com o título de campeã olímpica. "Eu tô vendo tanta coisa, tantas pessoas que estão felizes por esse resultado, não só pelo meu, mas de toda a equipe brasileira, de toda a equipe multidisciplinar. E essa vitória não é só minha, é da minha família, que sempre está ao meu lado", disse.
"É um sonho realizado da família. Que a gente sonhou junto isso pra Júlia. E o momento que ela conquistou aquela medalha, acho que caiu uma história de 15 anos de trabalho dela. Não é 15 anos de brincadeira, né? São 15 anos de trabalho sério dela, de toda a equipe. É um sonho, é mais que um sonho realizado. É algo assim que a gente não consegue nem explicar pra vocês, é maravilhoso", disse o pai de Julia, Jackson Soares.
Segundo Fabiana, os familiares que ficaram no Brasil afirmaram que a o desejo principal é ver a "medalha da Julia". "Essa medalha é a realização de um grande sonho, não só de vocês, mas como nós, eles falam, como nós brasileiros, porque isso é pra nação brasileira, um orgulho é ter uma medalha olímpica", detalha.