Triatlo tem ouro histórico de Bermudas; Brasil é 28º e 32º
Flora Duffy vence em Tóquio e leva 1º ouro olímpico da história do país; Vittoria Lopes e Luisa Baptista ficam em 28º e 32º, respectivamente
Flora Duffy se tornou a campeã olímpica do triatlo feminino nesta segunda-feira. A atleta de Ilhas Bermudas terminou a modalidade na primeira colocação e faturou a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio-2020, a primeira na história de seu país, ao fechar a disputa com o tempo de 1h55min36. As brasileiras Vittoria Lopes e Luisa Baptista cruzaram a linha de chegada na 28ª e 32ª posições, respectivamente.
Vittoria começou bem na parte da natação e conclui este estágio da prova em segundo lugar. Em seguida, no ciclismo, se manteve entre as líderes e integrou um pelotão formado por seis triatletas, que se desgarraram das demais. Porém, acabou perdendo ritmo e foi alcançada pelo segundo pelotão. Ela não conseguiu se recuperar durante a corrida e ficou fora do grupo das 20 primeiras colocadas.
Fim da prova feminina de #Triathlon dos @JogosOlimpicos de #Tokyo2020 🏊♀️🚴♀️🏃♀️
Prova dura, muita chuva e vento! 🌧️🌬️@vittorialopes teve um bom desempenho e conseguiu acompanhar o pelotão de elite até o ciclismo. No fim, terminou na 28a colocação.
Luísa Baptista chegou em 32o. pic.twitter.com/b043N4leE9
— Time Brasil (@timebrasil) July 27, 2021
Já Luisa não teve o mesmo desempenho e ficou para trás na natação, terminando a primeira prova na 35ª posição. Ela conseguiu melhorar no ciclismo e saltou para o 28º lugar, mas perdeu mais algumas posições ao longo da última etapa e acabou fechando a sua participação em 32º.
O pódio foi definido apenas na volta final da corrida. Além da primeira colocada Duffy, a britânica Georgia Taylor-Brown terminou em segundo, cruzando a linha de chegada 1min14s atrás da líder, e ficou com a medalha de prata, enquanto a norte-americana Katie Zaferes garantiu o terceiro lugar e levou o bronze, com um tempo 1min27s mais lento do que o da medalhista de ouro.
Melhor brasileira na prova, Vittoria Lopes fechou a sua participação com o tempo de 2h03min09, enquanto a sua compatriota Luisa Baptista encerrou a disputa após 2h05min32.
Na prova masculina do triatlo em Tóquio, realizada no último domingo, a vitória foi conquistada pelo norueguês Kristian Blummenfelt. O Brasil foi representado por Manoel Messias, que ficou em 28º lugar nesta que foi a sua primeira participação em uma Olimpíada.