Vela brasileira fecha Princesa Sofía abaixo em teste para Olimpíadas
Brasileiros ficam fora do top-10 em todas as classes e não avançam à disputa por medalhas do Princesa Sofía na Espanha
Alerta ligado! A vela brasileira teve um desempenho abaixo do esperado no Troféu Princesa Sofía, que ocorre em Palma de Mallorca, na Espanha. Nenhum barco do país conseguiu ficar no top-10 para avançar às regatas das medalhas. O melhor desempenho foi o de Bruno Lobo, que terminou na 11ª colocação na Fórmula Kite. As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze ficaram em 24º na 49er FX.
Bruno Lobo encerrou sua participação em Mallorca na 11ª colocação da Fórmula Kite, com 99 pontos perdidos. O brasileiro chegou a liderar ao classificação geral ao final do primeiro dia, mas perdeu ritmo nos dias seguintes e foi caindo dia após dia.
As bicampeãs olímpicas e atuais campeãs do Troféu Princesa Sofía, Martine Grael e Kahena Kunze, terminaram a competição na 24ª colocação da classe 49er FX, com 178 pontos perdidos, depois de ficarem acima do top-18 em seis das oito regatas da flotilha de ouro. As líderes do evento foram as italianas Jana Germani/Giorgia Bertuzzi, com 73 pontos perdidos.
Apesar do resultado negativo, o Brasil possui três barcos já assegurados na disputa da vela dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Bruno Lobo e Martine Grael/Kahena Kunze são dois deles. O terceiro é Mateus Isaac, na iQFoil. Ele encerrou o Troféu Princesa Sofía na 24ª colocação, com 105 pontos perdidos após dez regatas.
A próxima parada da vela brasileira será na Semana Olímpica de Hyères, que acontecerá entre 18 e 27 de abril. Por lá, ocorrerá a Regata Final de classificação olímpica, com cada classe possuindo no mínimo três vagas em jogo. O Brasil ainda não tem vagas garantidas na 49er masculina, iQFoil feminina e Fórmula Kite feminina.