Vela Jovem do Brasil encerra participação no Portugal Grand Prix
Atletas atuaram nas regatas das classes 49er e 49erFX, em Vilamoura, Portugal
A equipe da Vela Jovem do Brasil finalizou sua participação na quinta edição do Portugal Grand Prix - Round 2, em Vilamoura, Portugal. Em disputa com mais de 200 atletas na raia, os jovens enfrentaram ondas e vento forte na base olímpica do país para a Paris 2024.
Os atletas que formaram a equipe brasileira foram Marco Grael e Gabriel Simões, Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal, Tiago Quevedo e Breno Kneipp no 49er. No 49FX, Rafaela Salles se machucou e a proeira Catarina Glashester competiu ao lado da atleta Rebekka Johannesen, da Dinamarca.
O elenco foi treinado e avaliado em todas regatas pela comissão técnica da CBVela formada por Juan Sienra, Henry Boening e Ricardo Paranhos,
As regatas foram com ventos de 18 a 20 nós e ondas de 2 metros. No 49er, Marco Grael e Gabriel Simões terminaram em 17º lugar, Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal em 21º e Tiago Quevedo e Breno Kneipp em 24º. Enquanto no 49FX, Catarina Glashester e Rebekka Johannesen terminaram em 14ª colocação no 49er FX.
“Antes do campeonato a equipe realizou treinos, que acredito ter sido muito proveitoso para os atletas e técnicos. Acredito que cada atleta está em um momento distinto, mas aprenderam com toda experiência no campeonato”, explicou Ricardo Paranhos.
“O intuito agora é que eles façam o dever de casa no Brasil. Alguns precisam ter mais controle do barco, outros ajustar a largada. De maneira geral, precisam treinar com uma flotilha grande, algo que só conseguem fora do País. É preciso se adaptar ao ritmo de uma flotilha grande e disputada”, afirmou.
“Foi um baita desafio para mim e para o Gustavo, também, uma vez que somos uma dupla muito leve e as condições têm sido de muito vento e onda! É um cenário que exige muita técnica e experiência”, finalizou Nicolas Bernal.