Vela: SIVI tem novos barcos confirmados
Competição terá mais de 100 embarcações no litoral norte de São Paulo, entre 23 e 30 de julho
Mesmo a mais de três meses para a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a SIVI, as inscrições para o evento na cidade do litoral norte de São Paulo estão a todo vapor. Um dos barcos confirmados é o Bravo, que será comandado por Jorge Berdasco, mas agora pela classe C30.
O barco passou por mudanças para a competição na cidade paulista. O mais tradicional evento da modalidade na América do Sul será realizado entre os dias 23 e 30 de julho de 2023, no Yacht Club de Ilhabela. Além da C30, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá mais de 100 barcos das classes BRA-HPE25, Clássicos, Bico de Proa, VPRS, HPE30, ORC e RGS, que era a categoria do Bravo.
“Estamos muito animados para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e pelo barco novo. Estamos aprendendo a velejar com ele. Foi quase um caso de amor à primeira vista. É um barco planador, enquanto o anterior era deslocante. Isso muda muito na velejada. É um barco muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem”, contou Berdasco.
E a mudança de um veleiro mais lento, um Skipper 30, para uma máquina de regata do Carabelli 30, surgiu de maneira inusitada.
"Na largada da regata Toque-Toque do ano passado, nós trocamos bordo com o VIA Itália, um C30. Em uma das manobras, quase batemos neles, estávamos super pressionados, com o barco ancorado. Fui conversar com o comandante deles, pedi desculpas pela manobra e ficamos olhando o barco. Eles nos instigaram: ‘vocês precisam velejar em um barco planador’. E na premiação, o C30 nos foi oferecido. Fizemos um grande reforço nele”, completou Jorge.
As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B, e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste com 25 milhas náuticas, e a Renato Frankenthal – só para HPE25 – com 10 milhas náuticas.
O evento é composto por até 12 regatas para as classes de monotipos C30 e HPE 25 e dez para as outras. A competição será aberta com regata Alcatrazes por Boreste. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. Serão três tipos: percursos longo, médio e barla-sota (entre boias).
Barco feminino é atração
O XX Women Sailing Team é outra equipe confirmada. O time foi idealizado por mulheres com posições de destaque no mercado, com o intuito de fortalecer a presença feminina na vela oceânica. Sob o comando de Valéria Ravani, que nos últimos anos exerceu o cargo de diretora-executiva global de uma linha de produtos farmacêuticos, elas querem mostrar que podem ocupar todos os espaços de disputas do mundo moderno.
“A Semana de Vela é o nosso Carnaval. A organização é maravilhosa, encontramos pessoas queridas e sempre aproveitamos o evento da melhor forma”, disse a velejadora Daniela Sanchez, do XX Women Sailing Week.