Vila Olímpica: conheça a casa de 14.250 atletas durante os Jogos de Paris
Local se transforma em um bairro ao término dos eventos deste ano
Cerca de 14.250 atletas estarão hospedados na Vila Olímpica durante os Jogos de Paris-2024. O local construído com iniciativas sustentáveis já acumulou algumas polêmicas antes mesmo de ser aberto aos seus novos moradores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Devido aos ideais sustentáveis, os quartos não terão aparelhos de ar-condicionado. A medida incomodou algumas delegações e atletas, já que o evento acontece durante o verão europeu, e há a expectativa de ondas de calor no período.
Para driblar as altas temperaturas, algumas delegações, incluindo a brasileira, optaram pelo aluguel de climatizadores portáteis para suas instalações.
Em Paris, a Vila Olímpica também terá camas sustentáveis e feitas de papelão, o mesmo modelo das usadas em Tóquio. A mobília foi 100% fabricada na França e será completamente reciclada após o evento.
Apesar da fama de cama “antissexo” criada na última edição dos Jogos Olímpicos, o cenário pode ser diferente desta vez. Ao Sky Sports, Laurent Michaud, diretor da Vila Olímpica, revelou que cerca de 300 mil preservativos serão distribuídos aos atletas durante a estadia.
Ao término dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Vila Olímpia vai se transformar em um bairro de Saint-Denis. A nova localidade terá 2.500 casas, uma moradia estudantil, um hotel, um parque paisagístico, jardins, 120 mil m² de escritórios e serviços públicos e, por fim, cerca de 3 mil m² destinados ao comércio.