Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Vila Olímpica é segura e casos de covid eram esperados"

Na avaliação do especialista em saúde Brian McCloskey, tudo o que está acontecendo está dentro do esperado

19 jul 2021 - 10h37
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Jogos Olímpicos de Tóquio já tiveram casos positivos de coronavírus antes da cerimônia de abertura, mas o especialista em saúde Brian McCloskey afirmou que isso era esperado e que o total está abaixo do imaginado para este momento.

A jogadora de tênis norte-americana Coco Gauff testou positivo para covid-19 antes de embarcar. Outros atletas testaram positivo no aeroporto após chegarem ao Japão ou dentro da bolha da Vila Olímpica dos atletas.

Pessoas tiram selfies em frente aos anéis olímpicos perto do Estádio Nacional em Tóquio
19/07/2021
REUTERS/Naoki Ogura
Pessoas tiram selfies em frente aos anéis olímpicos perto do Estádio Nacional em Tóquio 19/07/2021 REUTERS/Naoki Ogura
Foto: Reuters

"O que estamos vendo é o que esperávamos", disse McCloskey, um dos principais conselheiros dos Jogos, em entrevista coletiva na segunda-feira. "Fazemos os testes porque eles são uma maneira de filtrar (as pessoas com Covid-19)."

"Nós as identificamos cedo, nós as isolamos de outras pessoas. É esperado. Cada camada de filtragem é uma redução de risco. Os números que estamos vendo são menores, talvez menores do que estávamos esperando", disse.

McCloskey, presidente do painel independente de especialistas aconselhando os organizadores em medidas de mitigação da Covid-19, afirmou que não há como ter 100% de certeza que nenhum atleta será infectado, mas as medidas que estão em ação reduzem esse risco consideravelmente.

Questionado se a Vila Olímpica é segura, McCloskey disse: "Sim... quanto mais você ficar na vila, menos provável que teste positivo, porque estamos filtrando as pessoas."

McCloskey, que em 2012 estava no comando da Agência de Proteção de Saúde do Reino Unido em preparação para a Olimpíada de Londres, disse que não queria determinar um número de quantos casos seriam um sucesso para os Jogos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade