Ana Sátila leva 1º ouro feminino na canoagem e faz história
Coube à jovem Ana Sátila conquistar a primeira medalha de ouro feminina do Brasil na canoagem na história dos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a atleta de 19 anos venceu a prova do C1 slalom em Toronto 2015 com tempo total de 113s01. Mais tarde, ele ainda ganhou a prata em outra categoria de canoagem.
Sátila é apontada como uma das grandes revelações do esporte nacional e participou dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 com apenas 16 anos. Neste domingo, ela garantiu o ouro com vantagem confortável para as adversárias. A prata ficou com a americana Coleen Hicke, com 131s43 de tempo total. O bronze acabou no peito da local Haley Daniels, com 143s65.
Sátila conquistou a primeira medalha de ouro de uma mulher brasileira em uma prova de canoagem, velocidade ou slalom, na história do Pan. Até Toronto 2015, o País não tinha nem pódios femininos na modalidade. No Canadá, conseguiu os históricos bronzes de Ana Paula Vergutz, no K1 500 m, e Valdenice Conceicão do Nascimento, no C1 200 m.
E Sátila ainda aumentou a importância do seu feito com a medalha de prata na categoria K1. Ela ficou atrás de Jaz Denhollander, do Canadá. A medalha de bronze foi conquistada pela americana Ashley Nee.
Pratas e bronze
O Brasil ainda conseguiu mais três medalhas na canoagem, neste domingo. Pedro Gonçalves da Silva ficou com a prata na K1, sendo superado apenas por Michal Smolen, dos EUA. O bronze acabou com o canadense Ben Hayward.
Já Felipe Borges ficou com o bronze na prova masculina de slalom do C1. Ele obteve 98s41 na final, vencida pelo americano Casey Eichfeld, com 92s80. Entre eles ficou o canadense Cameron Smedley, com 94s09.
No fim do dia, ainda houve tempo para uma medalha em dupla: Charles Correa e Anderson Oliveira conseguiram a prata na C2. O ouro foi para os Estados Unidos. A prata ficou com o Canadá.