Atletismo: Ronald Julião leva prata no lançamento de disco
Brasileiro comemora segundo lugar como se fosse uma medalha de ouro em Toronto
O brasileiro Ronald Julião comemorou como se fosse ouro a medalha de prata no lançamento de disco, nesta quinta-feira, pelos Jogos Pan-Americanos de Toronto. No Athletic Centre, em York, o atleta de 30 anos atingiu 64,65 m em sua última tentativa, garantindo o segundo lugar e ainda o melhor resultado da temporada.
Após o lançamento, Julião aguardou apenas o último concorrente para festejar o segundo lugar. Bronze em Guadalajara 2011 e em seu terceiro Pan, o brasileiro pegou uma bandeira e foi em direção aos torcedores compatriotas presentes em parte da arquibancada.
O ouro ficou com o jamaicano Fedrick Dacres, de apenas 21 anos, com a marca de 64,80 m, apenas 15 cm a mais que o brasileiro. O bronze foi conquistado pelo americano Russ Winger, com 62,64 m.
"Fiquei feliz. Foi uma prata com gosto de ouro. Tive dois anos com problemas (por causa de duas hérnias de disco) e é bom voltar a estar entre os melhores. Diferentemente do Pan de 2011, quando não dei a volta olímpica, dessa vez não deixei escapar. O disco tem força, mas muita técnica também. Demorei a voltar a confiar e a ficar veloz. Hoje aqui estava soltíssimo e gostei da prova por isso", disse Julião, que lamentou apenas não ter conseguido por pouco o índice para o Mundial.
Decatlo
Na prova mais desgastante do atletismo, o canadense Damian Warner venceu nos 1500 m, última das dez provas, e confirmou a medalha de ouro. O Brasil subiu ao pódio com Luiz Antonio de Araújo, em terceiro, ficando com o bronze. A prata é de Kurt Feliz, de Granada.
400 m com barreiras masculino
Jeffery Gibson, de Bahamas, foi o campeão da prova e quebrou o recorde pan-americano em 48s51. O brasileiro Mahau Sugumati, por sua vez, teve problemas e terminou apenas em oitavo com 49s68.
“Não liberaram minha sapatilha antes da prova e eu tive que trocar. De você ficar pensando que não tem a sua companheira de corridas, mas posso dizer que isso atrapalhou minha prova”, disse Mahau.
“Sabia que não tinha nenhuma chance de ganhar, mas esperava conseguir o tempo que me colocasse no Mundial (de Atletismo). Ainda tenho um evento no Japão (no domingo), onde espero ter um resultado melhor”, completou o atleta de 30 anos.
800 m masculino
O americano Clayton Murphy foi o campeão com o tempo de 1min47s19. Único brasileiro presente na final, Cleiton Abrão não conseguiu brigar por medalha e terminou em quinto com a marca de 1min48s82.
400 m feminino
Bronze em Guadalajara 2011, a brasileira Geisa Coutinho decepcionou e terminou apenas na sexta posição ao completar a prova em 52s05. A campeã foi a americana Kendall Baisden em 51s27.
400 m masculino
O brasileiro Hugo Sousa ficou em sétimo lugar na final em 46s07. Luguelin Santos, da República Dominicana, conquistou o ouro em 44s56, registrando o seu melhor tempo da temporada.
10000 m feminino
Para delírio do torcedor mexicano narrando a prova, Brenda Flores foi a campeã na distância. Em duelo equilibrado até os últimos 400 m, a medalhista de prata nos 5.000 m (o ouro foi da brasileira Juliana dos Santos) venceu com o tempo de 32min41s33, novo recorde pan-americano. A brasileira Taliele de Carvalho chegou a liderar nos primeiros 2000 metros, mas terminou em oitavo.