Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saudades de Paula e Hortência! Brasil joga mal, mas vence 1ª

Em duelo contra Porto Rico, Seleção comete erros e tem baixo aproveitamento, mas consegue bater campeãs pan-americanas

17 jul 2015 - 16h46
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Tainá, da Seleção de basquete, encara a defesa porto-riquenha
Tainá, da Seleção de basquete, encara a defesa porto-riquenha
Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/Bradesco / Divulgação

Recorda-se daquela Seleção feminina de basquete que fez o ex-presidente cubano Fidel Castro "engolir o charuto" no Pan de Havana 1991? Esquece! O Brasil já não conta há anos com os talentos de Paula, Hortência e Janeth e a nova geração ainda está em fase embrionária para recolocar o time entre os melhores do mundo. Em Toronto, no Ginásio do Reyerson Athletic Centre, a Seleção fez nesta sexta-feira a segunda partida na competição e, em um jogo de quem erra menos ganha, superou Porto Rico por 62 a 57 para respirar um pouco mais aliviado na competição.

A pressão aumentou após o Brasil parar no fenômeno americano Brenna Stewart e o jogo contra as portorriquenhas praticamente decidia quem ficaria com a segunda vaga do Grupo A. O modesto público presenciou uma partida irregular e com aproveitamento baixíssimo nas tentativas de dois e três prontos. Atual campeão pan-americano, Porto Rico chegou empolgado com o triunfo na abertura contra a República Dominicana.

No primeiro quarto, o Brasil conseguiu abrir vantagem e fechar com 20 a 14. No segundo, Porto Rico, que tem quatro jogadoras do ouro em Guadalajara 2011, reagiu e contou com os inúmeros erros do Brasil, que chegou a ficar mais de 5 minutos sem pontuar. Porém as brasileiras reagiram depois e conseguiram fechar a primeira parte na frente por 31 a 26.

No terceiro quarto, a partida seguiu irregular e as brasileiras mantiveram a ponta por 46 a 40. No início do último quarto, as brasileiras foram mais consistentes, abriram vantagem, porém levaram um sufoco das rivais no final para vencerem pela primeira vez no torneio feminino de basquete.

Jaqueline, da Seleção de basquete, em ação contra Porto Rico pelo Pan-Amaericano
Jaqueline, da Seleção de basquete, em ação contra Porto Rico pelo Pan-Amaericano
Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/Bradesco / Divulgação

A cestinha brasileira no jogo foi Jaqueline, com 13 pontos, seguida por Kelly Santos, com 11. Por Porto Rico, o destaque foi Carla Cortijo Sanchez, com 20. O ponto baixo foi o fraco aproveitamento brasileiro nas cestas de dois (41%) e três pontos (13%) na partida, algo que o técnico Zanon terá de trabalhar muito tanto neste Pan como na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O Brasil encerra a participação na primeira fase neste sábado, às 12h30 (de Brasília), diante da República Dominicana. 

Em "mini-Olimpíada", Zé Roberto sofre com Seleção dividida:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade