Brasil bate Chile e avança à final para buscar ouro perdido em 2011
O handebol brasileiro terá mais uma chance de reverter o restrospecto negativo em finais pan-americanas. Na tarde desta quinta-feira, a Seleção masculina teve tranquilidade para vencer o Chile por 34 a 24 e chegar à decisão pela sétima vez consecutiva.
Apesar de tantas chances de brigar por título, o Brasil só foi campeão duas vezes, em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro 2007, amargando o vice em quatro oportunidades, inclusive na última edição do torneio, em Guadalajara, quando perdeu o ouro para os argentinos. E o curioso é que novamente a decisão será contra a Argentina em Toronto.
O Brasil construiu a vitória já no primeiro tempo, quando abriu sete gols de vantagem e foi para o intervalo ganhando por 19 a 12. Liderados por Esteban Oliva, os chilenos esboçaram uma reação e se aproximaram no marcador, mas em nenhum momento se tornaram uma ameaça real para a Seleção. Jordi Ribera fechou o time na defesa e soube administrar a vantagem para garantir a classificação.
O artilheiro brasileiro foi Oswaldo Guimarães, com cinco gols. Fabio Chiuffa, Vinícius Teixeira e Thiagus Petrus contribuíram com quatro tentos cada, enquanto André Soares e Felipe Borges fizeram a sua parte ao balançarem as redes duas vezes. Entre os membros da equipe verde-amarela, os únicos que não pontuaram foram Alexandro Pozzer e os goleiros Maik Santos e César Almeida, responsáveis por cinco defesas cada um.
Do lado chileno, o maior goleador foi Esteban, com 10 unidades. Felipe Maurin anotou cinco gols, ao passo que Diego Reyes e Guillermo Araya anotaram três gols cada.
Agora, a equipe comandada por Jordi Ribera aguarda o resultado do duelo entre Argentina e Uruguai para conhecer seu adversário na grande final, marcada para o próximo sábado, às 21h (de Brasília).