Ouros do Brasil no handebol, levantamento de peso e ginástica
Confira o quadro de medalhas geral dos Jogos Pan-Americanos
Os Jogos Pan-Americanos de Lima estão a todo vapor e o Brasil segue conquistando medalhas. Foram medalhas na ginástica artística, levantamento de peso, boliche, vôlei de praia, boxe e tiro esportivo. Já o handebol feminino garantiu o hexacampeonato e a medalha de ouro após vencer a Argentina na final.
Até agora, o Brasil já conquistou 34 medalhas; 10 de ouro, 8 de prata e 16 de bronze. O Brasil ocupa o 3º lugar no quadro de medalhas, está atrás de Estados Unidos (64) e México(43).
Ouro no handebol
A seleção brasileira feminina bateu a Argentina por 30 a 21 e conquistou a medalha de ouro no handebol. Este foi o hexacampeonato da equipe brasileira na competição. A vitória deu vaga ao país em Tóquio 2020. Apenas em 1987 e 1991 o país não venceu no Pan. O título ficou com os Estados Unidos.
Foi a terceira final seguida da competição com o clássico Brasil e Argentina. Antes disso, as duas equipes decidiram o torneio em Santo Domingo 2003.
Ouro no levantamento de peso
Fernando Reis conquistou o tri pan-americano no levantamento de peso. Com uma performance impecável, Reis somou 420 quilos levantados, somando o arranco e o arremesso, e garantiu com folga a medalha de ouro. Muito superior aos seus adversários, ele levantou 21 quilos a mais que o segundo colocado, o cubano Luis Manuel Lauret, com 399 quilos.
Tá no peito! 🥇 💪 É TRICAMPEÃO Pan-Americano! #Orgulho #VaiBrasil 🇧🇷 Valeu, Fernando! pic.twitter.com/ypwqnav1if
— Rede do Esporte (@RedeDoEsporteBr) July 31, 2019
Reis foi para sua última tentativa com o ouro já garantido e levantou 230 quilos, algo que nenhum dos demais atletas chegou perto de levantar. Ao confirmar o levantamento, o brasileiro arrancou aplausos do público no Coliseu Mariscal Cáceres, em Lima.
Ouro na ginástica artística
O ginasta Chico Barretto ganhou a medalha de ouro no cavalo com alças, na tarde de hoje. O brasileiro recebeu a maior nota dos oito atletas da final do aparelho. Obteve 13.533 pontos. Completam o pódio o estadunidense Robert Neff, com 13.466 pontos, e o colombiano Carlos Alberto Calvo, com 13.233.
OURO! Mais uma medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos #Lima2019. Francisco Barretto é campeão da prova individual no cavalo com alças. Parabéns!! #Orgulho pic.twitter.com/Gr25BDEz7s
— Rede do Esporte (@RedeDoEsporteBr) July 30, 2019
Arthur Zanetti ficou com a medalha de prata nas argolas, prova da qual é o atual campeão olímpico. Ele conseguiu 14.400 pontos, ficando atrás do mexicano Fabian de Luna, que fez 14.500 pontos. Zanetti teve uma boa performance, mas cometeu um pequeno erro e perdeu pontos importantes, que poderiam garantir a medalha de ouro. O bronze ficou para o argentino Federico Martin Molinari, com 14.066 pontos. Considerado favorito ao ouro, o brasileiro não escondeu sua decepção com a prata. Na mesma prova, Caio Souza ficou em quarto lugar.
Nas barras assimétricas, Lorranne Oliveira ficou em quarto lugar, com 13.833 pontos. A brasileira perdeu o bronze por pouco mais de 100 pontos. A terceira colocada, a canadense Elisabeth Ann Black, fez 14.000 pontos. Na mesma prova, Caroline Pedro ficou em sétimo, com 12.766 pontos.
Prata no boliche
Marcelo Stuartz ficou com a medalha de prata ao perder na final para o estadunidense Nicholas Pate. A vitória brasileira não veio por muito pouco. Pate terminou a partida com 190 pontos e Stuartz com 189.
FALA SUARTZ! 🎳 🇧🇷🥈
Nossa fera do boliche conquistou sua terceira medalha em Jogos Pan-americanos. pic.twitter.com/PdtihMRvqe
— Time Brasil (@timebrasil) July 31, 2019
Bronze no vôlei de praia
Ângela Rebouças e Carol Horta conquistaram a medalha de bronze no vôlei de praia, na tarde de hoje. Elas venceram as cubanas Maylen Delís e Leila Martínez por 2 sets a 0, em uma partida bastante disputada.
Depois de um início de primeiro set ruim, as cubanas se recuperaram e passaram a frente da dupla brasileira. Ângela e Carol, porém, tiveram força para tirar os pontos e viraram na reta final do set, quando chegaram aos 16 pontos. As cubanas tentaram uma nova virada, mas Carol explorou o bloqueio e fechou o set: 21 a 19.
O segundo set foi ainda mais equilibrado. Era ponto lá, ponto cá e ninguém desgarrava no placar. A dupla brasileira garantiu o bronze após uma jogada de contra-ataque de Carol, novamente explorando o bloqueio cubano.
Bronze no boxe
Abner Teixeira perdeu a semifinal da categoria pesado até 91 kg para o cubano Erislandy Cotilla. Com a derrota, ele garante a medalha de bronze. Os dois lutadores fizeram um combate equilibrado. Mais ágil, Abner foi bastante eficiente nas esquivas mas, o cubano, mais alto e com maior envergadura, conectou mais golpes.
PUNHOS DE BRONZE!!!
Abner Teixeira foi derrotado na decisão dividida dos juízes para sobrinho do lendário Felix Savón, tricampeão olímpico, na semifinal da categoria até 91kg e garantiu o lugar no pódio! pic.twitter.com/BWmoidz8c7
— Time Brasil (@timebrasil) July 30, 2019
Já Jucielen Romeu garantiu vaga na final do peso galo feminino após vencer a estadunidense Yarisel Ramirez, por decisão unânime dos juízes. A brasileira venceu os três rounds e enfrentará a argentina Leonela Sanchez. Keno Marley Machado também chegou à final, após vencer o mexicano Rogelio Torres, por decisão unânime dos juízes, na categoria semipesado (até 81 kg). Jucielen e Keno entram no ringue novamente, para a disputa do ouro, na próxima quinta-feira (1º).
Hebert Wilian, por sua vez, bateu o norte-americano Troy Isley no peso médio masculino (até 75kg) e enfrenta o cubano Arlen Cardona na sexta-feira (2). Já Beatriz Ferreira triunfou sobre a americana Rashida Ellis por 3 a 2 no ligeiro feminino (57 - 60 kg) e agora enfrenta a argentina Dayana Sanchez na sexta.
Bronze no tiro esportivo
Robert Schmits ganhou a medalha de bronze ao disputar a final da fossa olímpica. Ele fez 32 pontos, atrás dos estadunidenses Brian Burrows, com 43, e Derek Haldeman, com 40. Esse é o segundo bronze do Brasil no tiro esportivo. Júlio Almeida havia conquistado a sua medalha na categoria pistola de ar 10 metros.
É BROOOOOONZEEEE!
Roberto Schmits, o Schmitão, conquistou o bronze na fossa olímpica aos 51 anos e no terceiro e último Pan dele! E fez um agradecimento muito especial à Alessandra Dutra, preparadora mental do COB! Veja: https://t.co/oDDdautsg3
Palmas pra ele! 👏👏👏 pic.twitter.com/s7WP7lnZfe
— Time Brasil (@timebrasil) July 30, 2019
Tênis
O dia também foi bom para o Brasil no tênis. Na segunda rodada do torneio de duplas masculino, João Menezes e Thiago Wild venceram a dupla da Guatemala, Wilfredo Gonzalez e Stefan Gonzalez, por 2 sets a 0, parciais de 6 a 1 e 6 a 4.
Wild também venceu no torneio de simples. A vitória, pela segunda rodada, veio em cima de Kevin King, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0, parciais de 6 a 4 e 6 a 2.
Pela primeira rodada do torneio individual feminino, Luisa Stefani venceu a mexicana Giuliana Olmos por 2 sets a 1, parciais de 6 a 2 para a brasileira, 7 a 6 para a mexicana e 6 a 2 para a brasileira no desempate.
Já Carolina Meligeni venceu a canadense Rebecca Marino de virada. O primeiro set foi da canadense, 7 a 4. Os outros dois foram de Carolina, ambos por 6 a 4.