Brasil conquista o ouro no vôlei de praia feminino e masculino no Pan de Santiago
O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos na noite desta sexta-feira. A dupla formada por Ana Patrícia e Duda bateu as canadenses Melissa e Brandie na final do vôlei de praia feminino por 2 sets a 0 (22/20 e 21/18), enquanto George e André superaram os cubanos Alayo e Diaz por 2 a 1 (21/12, 19/21 e 15/13) na final.
Na final feminina, Ana Patrícia e Duda travaram um difícil embate contra Melissa e Brandie no primeiro set, tanto que a parcial ficou empatada em 20 e precisou ir até 22. No entanto, com a vantagem moral após fechar um complicado set, o Brasil foi bem para matar o jogo com mais tranquilidade na parcial final.
Com isso, o Brasil conquista o tetracampeonato no vôlei de praia feminino em Jogos Pan-Americanos.
O ponto da vitória! O ponto do 🥇 de Ana Patrícia e Duda! 🇧🇷
RAINHAS! 👑 pic.twitter.com/EmHiIPCia1
— Time Brasil (@timebrasil) October 27, 2023
Já no masculino, a missão foi mais fácil para os brasileiros no princípio. George e André fecharam o primeiro set sem sustos contra os cubanos Alayo e Díaz e venceram com vantagem de nove pontos. Apesar disso, no segundo set, a dupla de Cuba veio forte e pretendia dificultar a vida dos adversários. Após um começo de parcial equilibrado, os brasileiros deixaram os rivais vencerem por 21 a 19.
No tiebreak, mais um embate duríssimo para os brasileiros, que foram mais resilientes e venceram por 15 a 13. Com isso, o Brasil conquistou o tricampeonato no vôlei de praia masculino em Jogos Pan-Americanos.
Com os resultados, o Brasil retorna ao topo do pódio no vôlei de praia masculino e feminino no mesmo Pan-Americano após 12 anos. A última vez que esse feito foi atingido foi na edição de 2011, em Guadalajara.