Campeão pan-americano de taekwondo pelo Brasil é suspenso por doping e perde medalha
O brasileiro Edival Pontes, conhecido como Netinho, está suspenso do taekwondo por doping. O atleta perdeu a medalha de ouro conquistada por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, mas poderá seguir sua tentativa de se classificar para as Olimpíadas de Paris.
A informação foi divulgada primeiramente pelo Olhar Olímpico, do UOL, e confirmada pela Gazeta Esportiva. Netinho, de 26 anos, foi pego no doping durante o Grand Prix de Paris, em que conquistou a medalha de prata.
"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que o atleta Edival Pontes, o Netinho, recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas", informou o COB em nota oficial.
Apesar da suspensão, o atleta ainda poderá buscar uma vaga nas Olimpíadas de Paris-2024. Segundo o COB, a punição de Netinho é válida apenas até o final de fevereiro, o que permite que ele siga lutando em busca da classificação para os Jogos. Além disso, a entidade informou que o Brasil não perdeu o ouro por equipes conquistado no Pan.
"O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024", informou.
Oitavo colocado no ranking mundial de taekwondo na categoria até 68kg, Edival Pontes é o brasileiro melhor colocado na lista.