Vem forte! Brasil bate Canadá na estreia do polo aquático
Comandados pelo experiente Felipe Perrone, Seleção Brasileira supera os anfitriões por 11 a 9 e dá passo importante no Pan
A Seleção Brasileira masculina de polo aquático estreou com o pé direito nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta terça-feira, no Centro Pan-Americano Markham, embalados pelo bronze da Liga Mundial conquistado no mês passado, os comandados pelo croata Ratko Rudic provaram que vivem uma ótima fase ao vencerem o Canadá por 11 a 9.
Felipe Perrone, que voltou ao Brasil após 12 anos na Espanha, tendo ainda disputado duas Olimpíadas pelos europeus, deu o ritmo ao time brasileiro e comandou a virada sobre os anfitriões do evento. Além de marcar três gols e ser o artilheiro da partida,junto com outro canadense, o camisa 10, que é considerado um dos melhores jogadores do mundo, foi visto como um grande capitão dentro da piscina, incentivando e orientando seus companheiros de equipe.
Com a vitória, o Brasil dispara na liderança do Grupo B com dois pontos, deixando Venezuela e México, que empataram mais cedo por 9 a 9, em segundo e terceiro, e o Canadá, sem pontuar, na última posição. A vitória foi fundamental, já que quem se classificar em primeiro deve evitar um cruzamento com os Estados Unidos na semifinal.
Mesmo jogando contra os donos da casa, o Brasil não se assutou com os gritos da torcida adversária e foi para cima. Com pouco mais de dois minutos já abriu 3 a 0 no placar e dava indícios de que não teria problemas para estrear com vitória. Porém, o Canadá foi aos poucos reagindo e equilibrando a partida. Mesmo assim, a Seleção terminou em vantagem por 4 a 2.
No segundo quarto, acomodada com a vantagem, os brasileiros assistiram um crescimento do Canadá, que foram tirando a diferença de gols e chegaram até mesmo virar o placar. A virada fez o Brasil voltar com a concentração do início, terminando o primeiro tempo vencendo por 7 a 6.
Na volta do intervalo, o Brasil demonstrou o mesmo ritmo do primeiro quarto e praticamente decidiu a vitória. Com uma atuação de destaque do setor ofensivo, a equipe comandada levou apenas um gol, fez quatro e encaminhou um triunfo para a última parcial. Na parte final do confronto, o ataque brasileiro passou em branco, mas uma defesa sólida fez com que o time conseguisse administrar a vantagem e garantir o primeiro triunfo verde-amarelo nos Jogos Pan-Americanos.
O Brasil volta às piscinas nesta quarta-feira, às 21h08 (de Brasília), contra a Venezuela para tentar dar mais um passo rumo à semifinal dos Jogos Pan-Americanos.