EC Pinheiros reúne medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
O Esporte Clube Pinheiros realizou, nesta terça-feira, uma entrevista coletiva que contou com a presença de seus atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2023, disputados em Santiago, no Chile, como Arthur Nory, Rafael Silva (Baby), Ana Carolina e Felipe Sandoval. Além deles, também estavam presentes os presidentes tanto do clube Carlos Brazolin quanto do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) Paulo Maciel, entre outros gestores.
O Pinheiros levou a maior delegação para a capital chilena dentre os clubes brasileiros, contando com uma equipe de 57 atletas e dez membros da comissão técnica, que faturou para o Brasil um total de 50 medalhas: 17 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, além de mais dois terceiros lugares para a seleção da Argentina.
"Eu vejo garotinhos olhando para vocês (atletas) virando homens, eu vejo garotinhas virando médicas por causa de vocês. Nem todo mundo vai virar um grande atleta olímpico, mas o que vocês fizeram nesse último Pan… por alguns motivos, não pude estar lá, mas era choro, choro e choro (de alegria) aqui", disse Brazolin durante a abertura do evento.
Com uma campanha histórica, o Time Brasil encerrou sua participação nos Jogos Pan-Americanos de 2023 com um total de 205 medalhas (66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze), ocupando a segunda posição na classificação geral do quatro de medalhas. Os resultados superaram os conquistados na última edição, disputada no ano de 2019, em Lima, no Peru, quando os brasileiros voltaram para casa com 169 pódios.
Além de visar o bom desempenho no Pan, o Brasil queria também o maior número de classificações de atletas para os Jogos Olímpicos de 2024, que acontecem entre julho e agosto e serão sediados em Paris, na França. Atualmente, são 145 qualificados para o torneio, com expectativa de mais vagas conquistadas até o meio do ano que vem.