Que exemplo! Venezuelana desmaia, mas leva prata na raça
Os grandes eventos de esportes olímpicos não são espetaculares apenas por apresentarem ao planeta atletas multicampeões, histórias de superação ou belos competidores. Eles são memoráveis porque também servem como vitrines para esportistas capazes de dar show de raça, disposição e amor ao que fazem.
Foi o caso de Genesis Rodriguez Gómez. Atleta venezuelana de 20 anos, a jovem se tornou protagonista dos Jogos Pan-Americanos de Toronto nesta segunda-feira. O motivo? Deu um susto e logo na sequência subiu ao pódio da prova de levantamento de peso para até 53 kg.
Em uma das tentativas, Rodriguez Gómez perdeu os sentidos e desmaiou. A atleta tentava erguer 106 kg. Ela fez força, apoiou o peso sobre o colo por alguns segundos, respirou fundo cinco vezes e tomou impulso para levantar o haltere sobre a cabeça. A jovem até conseguiu, mas, depois de pouco tempo, caiu desacordada para frente, chocando-se contra o piso de borracha. Veja o vídeo aqui.
VENEZUELA'S GENESIS RODRIGUEZ GOMEZ COLLAPSES DURING A LIFT ATTEMPT IN THE WOMEN'S 53KG WEIGHTLIFTING #gosh pic.twitter.com/EIjpiNCcMK
— QueenBee ♕ (@vaidehisachin) 13 julho 2015
Rodriguez Gómez foi imediatamente atendida e se recuperou. Momento ideal para desistir, né? Não. A venezuelana voltou à prova e, logo na chance seguinte, conseguiu levantar a barra de 106 kg. Insatisfeita, também venceu a marca de 109 kg momentos depois. A “tentativa do desmaio” foi a única em que Gómez falhou.
Assim, ela abocanhou uma surpreendente medalha de prata, tendo sido superada apenas pela colombiana Rusmeris Barboza. A vencedora levou a melhor no desempate por ter erguido 115 kg, um recorde pan-americano. Mas, certamente, Gómez não ficou triste por ter ficado nz segunda posição. A lição que deu, afinal, foi, sem dúvidas, o maior prêmio que poderia ter ganho.