Giro do Pan: Brasil avança às finais no boxe, no beisebol e no vôlei de praia
O Brasil está na disputa por medalhas nesta quinta-feira, no sétimo dia de disputa dos Jogos Pan-americanos de Santiago. O país conquistou vagas importantes em finais, como no beisebol e no boxe, além de uma medalha no tiro esportivo.
Medalha no Tiro Esportivo
O Brasil ganhou o bronze na modalidade com Felipe Wu. Na disputa da pistola de ar 10m. ele foi superado apenas por Tugrul Ozer (ouro), do Canadá, e James Hall (prata), dos Estados Unidos.
Beisebol
A Seleção Brasileira garantiu uma medalha na modalidade. A vitória da Colômbia sobre o México colocou o Brasil na decisão pela primeira vez na história. Os brasileiros enfrentam o México antes da decisão, que será no sábado.
Boxe
O Brasil garantiu medalhas e vagas em finais no dia. Na categoria até 75kg, a brasileira Viviane Pereira caiu na semifinal e faturou o bronze. O mesmo resultado teve Luiz Gabriel Oliveira em combates com atletas até 57kg. Yuri Falcão (até 63,5kg) foi outro que ficou com o bronze ao cair para o canadense Wyatt Sanford nas semis.
Na categoria até 92kg, Keno Machado passou pela semifinal após desistência de seu adversário. Já Bia Ferreira derrotou a norte-americana Jajaira Gonzalez por 4 a 1 e está na luta decisiva da categoria até 60kg. Já Tatiana Chagas chegou à decisão na categoria até 54kg, passando pela chilena Denisse Vilches por 4 a 1 na semifinal.
Bárbara Santos, na categoria até 66kg, derrotou a colombiana Camila Bravo, por 3 a 2 e avançou à decisão. Caroline Almeida, até 55kg, também é outra que disputará o ouro, depois de ter vencido outra colombiana, Ingrit Valencia, por 4 a 1.
Na categoria até 57 kg, Jucielen Romeu venceu a venezuelana Omailyn Segovia pelo mesmo placar e disputa o topo do pódio. No masculino até 51kg, Michael Trindade venceu o argentino Ramon Quiroga na semi e também luta pelo ouro. Abner Teixeira foi à final ao vencer o colombiano Cristian Salcedo na categoria acima de 92kg.
Tatiana Chagas, Caroline Almeida, Bárbara Santos, Keno Machado, Michael Trindade e Abner Teixeira também garantiram uma vaga nas Olimpíadas de Paris, que serão disputadas em 2024.
JÁ É TATIANA CHAGAS EM PARIS 2024 🇧🇷
A brasileira também está confirmada no boxe dos Jogos Olímpicos! 🤩
Tatiana vence Denisse Vilches 🇨🇱 na semifinal da categoria até 54Kg em Santiago 2023 e fica com a vaga para Paris 🇫🇷.
Agora vamos buscar o 🥇, Tati! pic.twitter.com/dJAhlr047F
— Time Brasil (@timebrasil) October 26, 2023
Basquete
Depois de superar o México, a Seleção feminina venceu novamente em Santiago. Sem dificuldades, passou pela Venezuela por 94 a 47 e seguem 100% na competição.
Wander Roberto/COB
Tênis
Gustavo Heide passou pelas oitavas de final na chave individual masculina. Diante do canadense Justin Boulais, o brasileirou venceu por 2 a 0, com duplo 6/3. Laura Pigossi também venceu. A brasileira derrotou a peruana Lucciana Perez por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 2/6, 7/5 e 6/4.
Horas depois, Laura Pigossi, agora ao lado de Luisa Stefani, voltou à quadra e venceu as equatorianas Mell reasco e Camila Romero também por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. Nas duplas masculinas, Gustavo Heide e Marcelo Demoliner se classificaram para as quartas com uma vitória sobre os jamaicanos Blaise Bicknell e Rowland Phillips, por 2 a 0, com 6/2 e 6/3.
O dia perfeito do Brasil no tênis foi fechado nas duplas mistas. Luisa Stefani e Marclo Demoliner passaram pelos canadenses Justin Boulais e Rebecca Marino. Os brasileiros venceram o primeiro set por 6/4, mas perderam o segundo por 3/6. No tie-break, fizeram 10 a 7.
Handebol
O Brasil segue com uma campanha consistente na disputa do torneio feminino: a vítima, desta vez, foi Cuba, derrotada por 49 a 11. Na primeira fase, as brasileiras terminaram o grupo B com 100% de aproveitamento.
Surfe
Tatiana Weston-Webb avançou à terceira fase do Pan de Santiago. Ela passou com facilidade pela canadense Sanoa Dempfle-Olin. Na disputa entre brasileiros, Krystian Kymerson superou Marcos Correa, depois de ser batido pelo peruano Miguel Tudela e ir para a repescagem. O capixaba ainda derrotou o argentino Leandro Usuna para seguir vivo no Pan-Americano.
Silvana Lima também foi para a repescagem depois de perder contra a costa-riquenha Leilani McGonagle. Na sequência, venceu contra a mexicana Regina Pioli, porém voltou a ser derrotada, contra a canadense Sol Aguirre, e acabou eliminada.
Vôlei de praia
A dupla formada por Ana Patrícia e Duda se classificou para a final ao superar as norte-americanas Corinne Quiggle e Sarah Murphy por 2 sets a 0, com parciais de 21/11 e 21/18. Na partida valendo o ouro pan-americano, as brasileiras tem pela frente as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson.
Nas duplas masculinas, George e André superaram os chilenos Esteban Grimalt e Marco Grimalt na semifinal, por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/17. Em busca do ouro, enfrentam os cubanos Luis Alayo e Noslen Díaz.