Área VIP do Pan tem open de tequila, namoradas e socialite
Espaço nobre em sede de hipismo no Pan tem "todos os tipos de tequila", conta com lindas namoradas e é regido por famosa socialite local
Se alguma vez o conceito de “hipismo é esporte de elite” se faz presente não só nas ideias, é nos Jogos Pan-Americanos de 2015. Enquanto milhares de torcedores lotavam arquibancadas sob sol escaldante de 30º C e com apenas banheiros químicos disponíveis, um público bem selecionado podia curtir as provas dos saltos por equipes em um espaço bem mais aprazível na última quinta. E nada barato.
Situado a pouco mais de uma hora de Toronto, o Parque Equestre de Caledon mostrou-se uma boa sede para as provas da modalidade no Pan. Sim, apesar de serem desconfortáveis, a céu aberto e com banheiros químicos, as arquibancadas – sempre lotadas, já que os canadenses são apaixonados pelo esporte e os principais nomes da modalidade estão no Pan -, são condizentes. Mas o que brilha – e causa inveja mesmo – é a área VIP.
O local, não muito grande, fica situado à esquerda das tribunas de imprensa. Para o torcedor, é o único espaço para acompanhar a modalidade sem tomar um sol de rachar a cabeça – pelo menos pela manhã, já que à tarde até parte da área nobre é invadida por raios solares. O espaço, contudo, não é para todos. Segundo a gerente da área, o preço para uma mesa de oito lugares para os três dias era de 20 mil dólares canadenses (R$ 50 mil). Quer ver apenas um dia e está sozinho? Então teria que pagar 1000 dólares canadenses (R$ 2,5 mil).
Não pense você que foi difícil vender as entradas. O local foi um dos primeiros “sold out” (todos os ingressos vendidos) quando as entradas foram colocadas à venda, apesar do Pan ter demorado a embalar os habitantes de Toronto. Pela área, circulam dirigentes de federações, atletas, ricos torcedores, familiares e (lindas) namoradas dos esportistas. Olha que não há nem dress code: a reportagem viu desde homens em arrumado terno até um sujeito de simples bermuda e camiseta entrarem no recinto.
Quem gerencia o chamado “Gold Club” (Clube de Ouro, na tradução literal) é uma famosa socialite de Toronto, chamada Cawthra Burns. A mulher, já em seus quase 50 anos, também é amante do hipismo e pertence a uma antiga família de Toronto, muito respeitada. É ela quem explica ao Terra todos os detalhes do local, a começar pela variedade de comidas não vista em qualquer outra sede dos Jogos de 2015.
“Um dos nossos maiores atrativos aqui é a comida. Servimos almoços temáticos cada dia. Já tivemos do Brasil, de onde você é, da Argentina, do México e hoje é dos Estados Unidos. Sábado é o Canadá”, comentou, enquanto a reportagem presenciava, sem poder entrar no espaço, um vasto buffet ao fundo e funcionários passavam apressadamente com pratos de saladas (tanto de alface quanto de frutas) e bebidas.
Quando a fome bate às 12h (local), a situação é até engraçada: todos se sentam à mesa para almoçar, enquanto os cavaleiros competem no circuito montado pela organização. As garfadas – e o silêncio – sempre são interrompidas por gritos efusivos quando algum cavaleiro vai bem – o barulho é mais alto, obviamente, para os canadenses.
Das tribunas de imprensa, o cheiro de álcool oriundo do local era sensível. Uma rápida olhada já identificava: praticamente todas as mesas contavam com algum líquido do tipo. Até os atletas eram flagrados bebendo à vontade após terminarem a participação na pista. Com a alta presença de mexicanos no local, os organizadores do espaço tiveram que fazer uma preparação especial para atender a clientela.
“Temos muito álcool, de todos os tipos. Temos todos os tipos de tequila possíveis, são muitos mexicanos aqui. Além disso tem cerveja, vodka, champagne, muitos tipos de vinho...”, explicou Burns.
O espaço ainda é especial para torcedores terem acesso aos atletas. Na porta do local, tietes que pagaram o caro ingresso aguardavam para tirar fotos – até o brasileiro Rodrigo Pessoa, reserva do Brasil no Pan 2015 e campeão olímpico, foi requisitado por fãs. Mexicanos curtiam o ambiente da porta do local com as mãos se dividindo entre copos recheados de cerveja ou uísque e smartphones, metáfora perfeita do que a cara área representa. Tudo com banheiro privativo, longe dos químicos disponíveis para o público em geral.
Ranking Geral | País | Ouro | Prata | Bronze | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|
1 | Estados Unidos | 83 | 69 | 72 | 224 |
2 | Canadá | 69 | 62 | 56 | 187 |
3 | Brasil | 34 | 34 | 53 | 121 |
4 | Cuba | 26 | 20 | 30 | 76 |
5 | Colômbia | 26 | 11 | 30 | 67 |
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