Brasil bate EUA nos pênaltis no hóquei e garante vaga ao Rio
Sob olhar de Carlos Arthur Nuzman, brasileiros vencem em pênaltis e garantem direito de disputarem hóquei na grama na Olimpíada de 2016
“Caramba, parece que o Brasil realmente vai conseguir a classificação para o Rio!”. O comentário incrédulo era feito por vários voluntários do Pan 2015 à beira do campo, na torcida pela Seleção contra os Estados Unidos pelas quartas de final. Não parecia só, foi: com a torcida de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os brasileiros venceram os americanos em uma espécie de pênaltis após levarem o gol de empate no tempo normal por 1 a 1 a quatro minutos do fim e se garantiram na Olimpíada do próximo ano de forma inédita.
Para conseguir a vaga, a federação internacional do esporte havia decidido: como a Seleção não tem um nível alto, teria que ficar entre as seis melhores no Pan – as meninas do esporte sequer tiveram essa oportunidade da federação, pelo nível considerado baixo.
A Seleção não só conseguiu o feito, como também está na semifinal em Toronto. Se perdesse, a Seleção entraria pressionada para a disputa do sexto lugar contra Canadá ou Trinidad e Tobago – um dos dois também será o adversário da semi, partida agora mais relaxada.
Para chegar à vitória, o Brasil contou com um gol anulado para os Estados Unidos no primeiro tempo. A Seleção surpreendeu ao conseguir marcar no terceiro quarto e passou a se defender, contando com milagres do goleiro Faustino. A quatro minutos do término, contudo, levou o empate – o mesmo arqueiro ainda salvou uma virada adversária que ocorreria a 20s do término.
Nos pênaltis, que são realizados com os jogadores saindo cara a cara com os goleiros adversários, o Brasil foi superior e venceu os americanos por 4 a 2. Foi a deixa para a loucura tomar conta do gramado, com a invasão de membros da comissão técnica e até de Nuzman. O hóquei na grama masculino terá o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016!