Hugo Calderano e Nicole Pircio serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento do Pan de Santiago
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 estão chegando ao fim. Neste domingo, após a finalização das competições, acontece a cerimônia de encerramento da competição, às 20 horas (de Brasília), no Estádio Bicentenário de La Florida. O Time Brasil comemora a melhor campanha da história do país em Jogos Pan-Americanos.
À frente da delegação, dois destaques da histórica jornada serão os porta-bandeiras: Hugo Calderano, tricampeão individual no tênis de mesa, e Nicole Pircio, vencedora de três medalhas de ouro na ginástica rítmica: no conjunto, nos cinco arcos e no misto (três fitas e duas bolas).
"Os dois jovens simbolizam o que o Movimento Olímpico tem como mantra: respeito e excelência. São dois atletas vencedores e que se tornaram, rapidamente, inspiração para a juventude esportiva brasileira. O Comitê Olímpico do Brasil acredita que eles representarão com classe todos os mais de 600 atletas do país que estiveram em Santiago", declarou Paulo Wanderley, presidente do COB.
HUGO CALDERANO É OURO! 🏓🥇
Ele é brabo demais! O primeiro TRI campeão da história do tênis de mesa em Pan-Americanos! Não deu chances para Andy Garcia 🇨🇺, fazendo 4-0 na final.
Parabéns, Hugo! 👏👏👏 #Santiago2023 #RoadToParis2024 @CBTM_TM @timebrasil pic.twitter.com/N1uTer4AA0
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) November 1, 2023
Na noite do último sábado, com a vitória da Seleção Brasileira sobre o Chile no futebol masculino, o país chegou a sua 200º medalha no Pan de Santiago. Assim, o Brasil seguiu na vice-liderança e abriu uma distância ainda maior do México, terceiro colocado no quadro geral de medalhas: são 200 brasileiras contra 131 mexicanas.
Até o momento, a equipe brasileira soma 64 ouros, 73 pratas e 65 bronzes - totalizando 202 medalhas, já contando as duas pratas conquistadas neste domingo no tiro com arco recurvo. Em Lima (Peru) 2019, o Brasil teve 169 conquistas.
"Hugo e Nicole nos ajudaram a construir esse quadro de medalhas histórico para a Missão Brasileira, e a presença deles é motivo de inspiração para todos os esportistas do país", afirmou Rogério Sampaio, chefe de Missão e diretor-geral do COB.
VAMOS DE MAIS MEDALHAS! 🥈🏹
Ana Machado e Marcus D'Almeida já fizeram o nosso domingo começar bem: PRATA GARANTIDA no último dia do Pan de Santiago.
Sério, ser brasileiro é muito bom 🇧🇷 pic.twitter.com/qlr448t450
— Time Brasil (@timebrasil) November 5, 2023