Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

E esse LED aí? Inovação em cerimônia do Pan causa polêmica

10 jul 2015 - 22h47
(atualizado em 5/8/2015 às 22h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Responda rápido: qual é o momento mais tradicional das Cerimônias de Abertura de grandes eventos de esportes olímpicos? O desfile das delegações de cada nação, certo? Pois bem... Foi exatamente neste momento da festa que abriu os Jogos Pan-Americanos de Toronto, nesta sexta-feira, no Rogers Centre, que a organização canadense resolveu ousar. E a inovação não foi lá tão bem aceita assim pelo público.

À frente de cada porta-bandeira, um voluntário adentrava o estádio carregando uma placa. Ela mostrava o nome do país da delegação que vinha logo atrás. O objetivo? Identificar a nação aos fãs que acompanhavam o evento das arquibancadas ou pela televisão. Reconhecê-la apenas pela bandeira, afinal, poderia não ser suficiente, não é mesmo?

Na foto, o nome na placa de LED está legível; pela TV, não estava
Na foto, o nome na placa de LED está legível; pela TV, não estava
Foto: Sergio Dutti / Exemplus / COB / Divulgação

O problema, contudo, é que esta placa era de LED - fugindo ao modelo mais tradicional, visto em outros eventos. Problema? Como assim? Pois é! A tecnologia, que marcou toda a Cerimônia de Abertura do Pan 2015, falhou ao apresentar com perfeição as delegações que adentravam o Rogers Centre. Pela televisão, era praticamente impossível ler com clareza o nome de cada país pelas placas de LED. Do estádio, não houve tantos problemas.

Quando a transmissão oficial do evento adotava ângulo frontal para mostrar a entrada de uma delegação, só dava para ver um borrão vermelho na placa de LED. Apenas quando a placa estava de lado é que se conseguia ler perfeitamente pela TV o nome de cada país. Um fator que pode ter contribuído para isto é a maior iluminação das câmeras de televisão - que torna o ambiente mais claro e dificulta a visualização das placas de LED.

A falha só não foi mais grave porque a transmissão do evento exibia uma arte com o nome de cada país na entrada das delegações - o famoso gerador de caracter, ou GC. Um telespectador menos atento e que não fosse especialista em bandeiras, porém, pode ter ficado um pouco perdido.

No Twitter, a inovação dividiu o público. Houve quem desaprovasse, mas quem também gostasse das polêmicas placas de LED. 

Veja abaixo o que está sendo dito no Twitter sobre os Jogos Pan-Americanos de 2015:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade